Seguidores

sábado, 7 de janeiro de 2017

A “ESTÓRIA” DO CHAPÉU PERDIDO DE LAMPIÃO (FICÇÃO E FANTASIA)

Pouca gente sabe, mas a minha origem antepassada é a cidade de Juazeiro do Norte, que além de ser a terra do Meu Padim Cícero é também a do meu bisavô materno. 

Certa vez, visitando minha tia-avó “Tia Maria” (como chamamo-la carinhosamente), perguntei sobre a história do meu bisavô. Ela me contou que era um homem alto, forte, que tinha vindo de Juazeiro do Norte, nas eras de 20, e que não gostava de falar do seu passado de moço. Só se sabe que ele chegou nas terras de Cerro Corá, a pé, só com a roupa do corpo, e que por lá ficou até morrer.

Este dias, depois de ler muito sobre o cangaço, acabei sonhando com meu bisavô. No sonho eu lhe perguntava: 

- Vovô, porque o senhor veio de Juazeiro do Norte?

E ele respondeu: 

- Meu fii, eu briguei com um cabra e na briga, eu mais valente, ele correu e eu fiquei com o chapéu dele na minha mão. Adivinhe quem era o cabra? 

- Lampião!!! “Foi mesmo, vô?” 

E ele: 

- Sim, e se duvidar de mim eu meto lhe a peia.

E eu curioso: 

- O que o senhor fez com o chapéu?

Ele: 

- Meu fii, eu guardei dentro de uma lata de querosene. Vá em Cerro Corá, pergunte a minha filha Cícera que ela sabe onde eu guardei!

Já era madrugada quando eu acordei, já sem ar... Na mesma manhã, meti a carreira para Cerro Corá, e contei a estória a minha tia. Ela riu de mim, dizendo que era loucura. Mas mandou eu ir lá na tapera abandonada que pertencia ao meu bisavô. Eu fui. Olhei logo se tinha maribondo e entrei. Só tinha entulho, resto de telha quebrada, e um cupinzeiro gigantesco. De repente, deu um vento que bateu a porta atrás de mim. Ouvi um grito! O telhado começou a despencar e apareceu uma réstia mesmo no meio da sala. Olhei no chão onde a luz apontava e vi, enterrada a quina de uma lata. Me apressei para cavar e sabe o que eu achei: nada! Era só uma lata velha amassada. Voltei para Currais e no mesmo dia, pedi para o Mestre Aleixo fazer para mim um chapéu tal qual vira no sonho. Ficou perfeito!

Chapéu customizado com moedas de 1878 originais

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1194017844009709&set=pcb.1194019824009511&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário