Seguidores

sábado, 7 de janeiro de 2017

IGREJA DO CARIRI ESPERA RECONCILIAÇÃO DE BEATA DO MILAGRE DE PADRE CÍCERO


Carta do Vaticano com perdão a Padre Cícero foi lida em missa campal.
Vaticano anunciou reconciliação com o santo popular.
Do G1 CE

Carta foi divulgada no domingo na cidade de Crato, terra antal de Padre Cícero, e lida na íntegra neste domingo em Juazeiro do Norte. (Foto: Divulgação/Governo do Estado).

O bispo da diocese do Crato, Dom Fernando Panico, declarou na manhã deste domingo (20) esperar a reconciliação da Igreja Católica com a beata Maria de Araújo, protagonista da história do milagre de Padre Cícero Romão Batista, assim como ocorreu com o santo popular. "Espero em Deus que a justiça seja feita com ela também.  Que ela seja um dia reconciliada com a Igreja como ocorreu com Padre Cícero'', disse o bispo. Milhares de fiéis participaram de missa campal em Juazeiro do Norte, em que a carta que traz o perdão do Vaticano ao religioso foi lida.

Devotos ouviram a leitura da carta (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

A última celebração do ano da tradicional missa de cada dia 20, em Juazeiro do Norte, se transformou em comemoração à reconciliação. O vigário paroquial da Basílica Menor Santuário Nossa Senhora das Dores, Aureliano Gondim, foi convidado a ler a íntegra da carta de cerca de oito páginas durante a missa, celebrada por Dom Fernando Panico, na praça da capela do Socorro.

A carta foi tornada pública pela diocese do Crato, terra do santo, no domingo passado, e hoje foi lida na íntegra em Juazeiro do Norte, cidade onde o padre viveu.

Beata Maria Madalena do Espirito Santo de Araújo

Beata

Segundo a crença popular, uma hóstia dada por padre Cícero virou sangue na boca da beata Maria de Araújo. Em 2014, a igreja do Cariri homenageou a beata pela passagem de seu centenário de morte. Durante a pregação na missa em memória da religiosa, Dom Fernando Panico disse que ela “foi colocada em situações para que negasse esse fato. Ela preferiu silenciar. É uma mártir do silêncio. Passou por muitas provações. Passou por sérias dificuldades. Foi injustiçada, foi ofendida na sua dignidade de mulher mas tudo surportou com amor''.

Após nove anos o Vaticano atendeu ao pedido do bispo Dom Fernando Panico e reconciliou o Padre Cícero com a igreja católica. Com a reconciliação, não há mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do interior do Ceará seja reabilitado, beatificado ou canonizado, segundo o chanceler da diocese do Crato, Armando Lopes Rafael.

Padre Cícero morreu sem conciliação com a igreja católica após o caso conhecido como "milagre da hóstia", no final do século XX.  Segundo o bispo Dom Joaquim, o "santo popular", interpretou de forma equivocada a teologia e Bíblia.

Governador participou de misa neste domingo
(Foto: Governo do Estado/Divulgação)


Por conta dos "equívocos", ele foi afastado da igreja católica, explica o chanceler. "Com o perdão e reconciliação, fica entendido que padre Cícero na verdade não errou. Todas as punições foram suspensas. A igreja entendeu que a pregação de padre Cícero estava no caminho certo e por isso a devoção a ele continuou crescendo durante todos esses anos", diz o chanceler Armando Lopes.

O documento assinado pelo secretário de Estado do Vaticano cardeal Pietro Parolin relata que, a carta foi "redigida por expressa vontade de sua santidade o Papa Francisco, na esperança de que vossa excelência reverendíssima não deixará de apresentar à sua diocese e aos romeiros do padre Cícero a autêntica interpretação da mesma, procurando por todos os meios apoiar e promover a unidade de todos na mais autêntica comunhão eclesial e na dinâmica de uma evangelização que dê sempre e de maneira explicita o lugar central a Cristo”.

Pedido de beatificação

Ainda segundo o chanceler da diocese do Crato, muitos fiéis "clamam" pela beatificação de padre Cícero. Com o perdão, o pedido de beatificação passa a ser permitido, mas ainda não é uma prioridade, segundo o chanceler.

Estátua de Padre Cícero (Foto: Reprodução/Jornal Hoje)

"A maior parte dos fiéis adora padre Cícero como um santo popular, independente da posição do Vaticano, então ainda não pensamos em canonização, ainda não é uma prioridade, mas pode vir a ser algum dia", diz.

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/12/igreja-do-cariri-espera-reconciliacao-de-beata-do-milagre-de-padre-cicero.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário