Seguidores

quarta-feira, 1 de março de 2017

JOANA GOMES DE JACARÉ OU MOÇA DE CIRILO? - ...DA SÉRIE “PERSONAGENS POUCO CONHECIDAS!”

Por Sálvio Siqueira

O nome da cangaceira que viveu com o cangaceiro "Jacaré", era "Moça", com o nome de registro Joana Gomes dos Santos, que antes fora companheira do cangaceiro Cirilo de Engrácia. Tanto Cirilo quanto Jacaré, foram dois 'cabras' que foram abatidos, e não mortos através de 'sucesso'. “(...)"Moça (Joana Gomes dos Santos), de Cirilo de Engrácia (Cirilo Aleixo Ribeiro da Silva), e depois de Jacaré (Ademórcio)". Mais adiante, na página 379, o ilustre autor nos mostra, "(...) Quando um cangaceiro casado morria, a mulher geralmente se juntava a outro cangaceiro. Caso curioso foi o de Joana Gomes, que viveu quatro anos com o citado Cirilo de Engrácia e quando ele morreu se juntou com Jacaré(...)". ("Lampião - A Raposa das Caatingas", 2ª edição de 2014 - José Bezerra Lima Irmão).

Adquira-o através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

"Sucesso", propriamente dito aqui no sertão, é quando, por uma eventualidade qualquer, menos em um combate, luta, ocorre um disparo e o mesmo atinge uma pessoa que pode ir a óbito. 

Antonio Ferreira da Silva

Temos como exemplo o fato da morte do cangaceiro "Esperança", Antônio Ferreira irmão de Lampião e o seu lugar tenente, o cangaceiro 'Caititu', Luiz Pedro, na fazenda do coronel Ângelo da Gia. 

O cangaceiro Luiz Pedro

Ela nasceu em oito de fevereiro de 1912, numa casa do sítio Santo Antônio, próximo ao povoado de Várzea da Ema, no município de Chorrochó, no Estado baiano. Era filha do casal de roceiros, Sr. Antônio Gomes dos Santos e de D. Joviniana Gomes Varjão. Desse casal, geraram-se nove filhos vivos, se teve abortos e/ou mortes prematuras, não dispomos de tais informações. Os pais do Sr. Antônio Gomes, foram O Sr. Justino e D. Brasilina e de D. Joviniana, o Sr. Cláudio Cardoso Varjão e D. Tereza do Bonfim Varjão. Dentre os filhos do casal Antônio Gomes e Joviniana, uns foram fazer parte da Força Pública, outros seguiram outras veredas e, especialmente, Joana, foi trilhar o caminho árduo e incerto do cangaço. 


Quanto ao rumo que a Joana tomou, tem-se sim seu rumo. Convive com o cangaceiro Jacaré por um determinado período e, quando o mesmo é abatido, Moça é mandada de volta para casa de seus pais. Joana segue sua vida e vai morar na cidade de Uauá, BA. Passa grande tempo nesse lugar. Arranca-se dali e vai para o povoado do mocambo na Barra do Tarrachil, onde consegue trabalho em uma pensão. Dali vai para Bendengó, trabalhar em um hotel. Nesse lugar, Joana “junta-se” e vive como companheira de um Soldado de Polícia. 

Há notícias de que Joana Gomes teve um filho, Petrônio, e que o mesmo fora enviado para um comandante da Força Pública, o comandante Gama. 

O mesmo aceita a criança e contrata para que cuide dela, da criança, a D. Arcanja. (...) (Joana) adoeceu e a doença lhe causava dores fortíssimas, tendo ela que ficar de cócoras pra aliviar-se. Descansou(morreu) em um domingo, às cinco horas da manhã do dia 26 de abril de 1953 (...)”. ( Lampião – O Cangaceiro!” - João De Sousa Lima). 


Quanto a usar armas de fogo, só temos o registro de Dadá ter usado, menos um fuzil, mas, uma pistola onde, corajosamente, entra em combate com o soldado volante João Torquato em defesa do seu esposo, o cangaceiro Corisco, quando o mesmo encontrava-se baleado nos dois braços por um tiro de fuzil dado pelo soldado citado.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/785526058278179/?notif_t=like&notif_id=1488282430562970

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br/2016/03/joana-gomes-de-jacare-ou-moca-de-cirilo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário