Seguidores

quarta-feira, 28 de junho de 2017

FESTA DE SÃO PEDRO NO BAIRRO DOS PEREIROS, EM POMBAL.

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Quando eu morava em Pombal não perdia uma Festa de São Pedro, na Rua dos Pereiros. A época o pároco era Padre Levi. A Festa continua sendo realizada, mas , não sei se ainda tem para o povo da cidade a mesma importância , tal as décadas de 1960 e 1970, quando todas as casas do bairro se "arrumavam" com novas pinturas, bandeirolas e toalhas coloridas de xita florida expostas nas soleiras das janelas. As árvores e os canteiros da praça recebiam um tratamento especial, tudo para agradar aos visitantes e ao Santo homenageado.


Na parte religiosa tínhamos as missas na Igreja de São Pedro, isso todas as tardes. Para as crianças os parques de diversões, ao tempo que os adultos se divertiam com as jogatinas, e as comidas típicas. Dava até pra arrumar uma namorada por noite.

Uma rouca difusora oferecia músicas aos casais enamorados, ao tempo que as barracas do "Cordão Azul e do Cordão Encarnado", competiam nos leilões de assados, sempre bem vigiado pelo polêmico Padre Levi, que tinha duas paixões: dinheiro e mulher alheia.


O leiloeiro de lá gritava a prenda a ser leiloado, instigando a competição entre os políticos ou comerciantes presentes, de forma a promover o melhor arremate. Logo que o martelo batia, escutavam-se os gritos, e o nome da pessoa que havia comprado o assado era a anunciado pelo leiloeiro, seguido de aplausos e agradecimento em nome do santo.

Certa vez no meio da festa faltou energia e em meio, a escuridão alguns aproveitadores tentaram sair do pavilhão sem pagar a conta. Padre Levi correu para uma saída, sacou de uma pistola, efetuou um tiro de advertência, e gritou:

- Ninguém sai sem pagar a conta.

Era assim no meu tempo de adolescente.

DIA 29/06 – QUINTA – FEIRA

06h – Alvorada Festiva, soar do sino – Ofício de São Pedro – Café comunitário – bênção da nova imagem de São Pedro.
18h - Procissão e Missa Solene de Encerramento.
Presidente da celebração: Pe. Erivânio Assis.
Homenageados: Viúvas.
De hoje até o dia um de julho teremos a Festa no Bairro de São Pedro, deixando em mim uma saudade contida e a vontade de arrematar um bom assado.
FESTA SOCIAL
29/06 – Quermesse e leilão.
Atração: Joãozinho de São Bentinho.
30/06 – Quermesse e leilão.
Atração: Ruan Estilizado.
01/07 – Quermesse e bingo (Três rodadas: um carneiro, um carneiro e um garrote).
Atração: Dinho e Forró de Cá.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário