Seguidores

quarta-feira, 28 de junho de 2017

LAMPIÃO E AS ARMAS DE JUAZEIRO.

Material do acervo do pesquisador do cangaço  José João Souza

Em março de 1926, Lampião recebeu do Batalhão Patriótico de Juazeiro do Norte a patente de capitão. Também trocou os rifles 44 dos cangaceiros por fuzis-máuser tipo 1908, e ainda recebeu 400 balas para cada cangaceiro. Na passagem por Jardim - CE, Lampião mandou o ferreiro Mestre Zuza encurtar o cano dos fuzis da tropa, transformando assim em mosquetões. Mesmo considerando que a patente não era legítima, o cangaceiro se tornou mais fortalecido e mais violento também. Nesse ano ocorreu uma séria de atentados no sertão nordestino, com mortes e sequestros. Quando Lampião soube que os Oficiais de Pernambuco não respeitariam sua patente, e que as volantes continuariam lhe perseguindo, exclamou:

- "As espingardas vão cantar a cantiga velha". E cantou mesmo!

Segue abaixo uma relação das ocorrências mais audaciosas praticadas pelo bando de Lampião no Estado de Pernambuco, no ano de 1926.

23 de fevereiro - Tocaia e mata o velho inimigo José Nogueira, na fazenda Serra Vermelha, município de Vila Bela, atual Serra Talhada.

16 de abril - Invade Algodões, dando-se espancamentos e estupros.

7 de maio - Invade Triunfo, estando o grupo sob o comando imediato de Sabino.

01 de agosto - Ataca novamente e incendeia a fazenda Serra Vermelha, matando duas pessoas exterminando gado e apiário.

14 de agosto - Interrompe as comunicações telegráficas, cortando fios e incendiando postes em Vila Bela.

19 de agosto - Invade a cidade de Tacaratu com 90 homens, pondo cerco à casa Manuel Vítor da Silva, que resiste heroicamente a doze horas de combate, findando por fugir com um irmão gravemente ferido.

26 de agosto - Ataca a fazenda Tapera, Floresta, matando 13 pessoas de uma mesma família, os Gilos, à frente de 120 cabras.

02 de setembro - Invade Cabrobó à frente de 105 bandoleiros, sob toque de corneta e em perfeita formação militar, hospedando-se em casa do chefe municipal, em cuja companhia, após o almoço, passa em revista os alunos da escola local, formados em sua honra.

06 de setembro - Invade Leopoldina (atual Parnamirim), fuzilando quatro residentes, saqueando o comércio, a mesa de renda (coletoria), e destruindo o telégrafo.

01 de outubro - À frente de 126 homens, põe em fuga a força pernambucana que se defronta com o grupo, próximo à Floresta.

11 de novembro - Tiroteia com força pernambucana na fazenda Favela, Floresta, resultando dez soldados mortos e sete feridos.

24 de novembro - Sequestra viajantes das empresas Souza Cruz e Standard Oil Company, exigindo dezesseis contos de réis de resgate, sob pena de morte.

25 de novembro - Incendeia a casa e mata Zé de Esperidião em Varzinha, município de Vila Bela.

26 de novembro - A famosa Batalha na Serra Grande, a maior da história do cangaço. Lampião enfrenta uma tropa de aproximadamente 300 policiais, com apenas noventa cabras. A tropa, ao final perde um total de 20 soldados, a intensa troca de tiros estendeu-se das 8:00h30 às 17:00h45, quando a polícia abandonou o campo de batalha.

12 de dezembro - Na localidade Juá, destrói a tiros cento e vinte e sete bois do fazendeiro Joaquim Jardim, estabelecido em Floresta.

Fontes:
Lampião, seu tempo e seu reinado, de Frederico Bezerra Maciel
Guerreiros do Sol, de Frederico Pernambucano de Mello.


 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1194962280615714&set=gm.1790197304626106&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário