Seguidores

quarta-feira, 11 de julho de 2018

HOMEM VALENTE É ASSIM!

Por José Mendes Pereira
Sinhô Pereira e sua neta Dulce - Clique no link e leia sobre a morte da Dulce - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/06/faleceu-dulce-filhaneta-do-sinho-pereira.html

Sebastião Pereira o Sinhô Pereira foi o único patrão cangaceiro de Lampião.

Virgolino Ferreira da Silva o futuro rei do cangaço Lampião entrou para o bando de cangaceiros do Sinhô Pereira, segundo ele, queria vingar  a morte do seu patriarca José Ferreira da Silva.
Era o ano de 1919, e Sinhô Pereira já ouvia os conselhos de Padre Cícero Romão Batista para urgentemente, abandonar o cangaço e procurar ser um homem da sociedade e de paz. Não fazendo desmerecer os conselhos do Padre Cícero Sinhô Pereira decidiu sair do cangaço de uma vez por toda. Mas sua primeira tentativa não foi bem sucedida e ele voltou e reassumiu seu bando.

Em 1922 fez outra tentativa, e entregou o grupo de seus comandados a Lampião, homem considerado de confiança para dirigir os destinos daquelas feras. Conhecendo bem de perto Lampião viu que ele um dia seria considerado o rei do cangaço.

Abaixo temos uma excelente reportagem do jornal O Globo de 2 de setembro de 1971, onde em entrevista, o ex-cangaceiro fala de seus velhos tempos. 





Imagens adquiridas em: http://meneleu.blogspot.com/2014/09/sinho-pereira-o-mestre-de-lampiao.html

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário