Seguidores

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CURIOSIDADE VOCÊ SABIA?


 Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

Lampião tinha por costume incentivar lutas corporais as chamadas “Queda de corpo” entre Cabras de menor expressão e entre recém-chegados ao bando e veteranos a exemplo do que aconteceu com José Ribeiro Filho “Zé Sereno”, que para ser incorporado ao bando do primo Zé Baiano, grupo subordinado a Lampião, teve antes que disputar uma queda de corpo com o jovem cangaceiro Volta Seca (Antônio dos Santos). Segundo Zé Sereno, após derrubar Volta Seca no chão por algumas vezes, foi aceito por Lampião e incorporado ao subgrupo liderado por seu primo, Zé Baiano (José Aleixo Ribeiro da Silva). 

Outra prática comum nos bandos cangaceiros era a luta entre cães. Ocasião em que os animais eram estimulados por seus donos para brigarem com cães adversários, onde saía vencedor o cão que conseguisse afugentar o oponente.

Tanto na luta entre homens, quanto em lutas entre cães eram realizadas apostas.

As lutas serviam para quebrar a rotina e garantir o divertimento dos cangaceiros durante suas longas jornadas em meio à caatinga ou durante as estressantes paradas nos coitos. 


Um fato interessante ocorreu durante uma briga ocorrida entre os cães de Lampião e do cangaceiro Luiz Pedro, onde na ocasião o cão de Lampião foi derrotado e esse furioso pegou sua arma para matar o cão de Luiz Pedro. Luiz Pedro ao ver o Capitão furioso indo em direção ao seu cão, cruzou o caminho de Lampião o impedindo de descarregar sua fúria sobre o animal. Acalmado os ânimos, ficou o dito pelo não dito.

Nas quebradas do Sertão. 


https://cangacologia.blogspot.com/search/label/Luiz%20Pedro

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário