Seguidores

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

OBRIGADA, JUNIOR, (VOLTA SECA?) POR SUA INFORMAÇÃO.

Por Verluce Ferraz

Lampião pode haver visto sim, as fotos de Napoleão Bonaparte - faz sentido até porque Napoleão, mesmo tento sua história ainda em evidência (pelo fato de haver fechado os portos às Nações; com isso, afetando as relações comerciais do Brasil e a Europa - nossa História evidentemente, ainda Napoleão expulsou a Família Real de Portugal deixando seu povo na miséria) - Jornais e Revistas ainda publicavam matéria e a história dele não estava morta. 

Ocorre que o chapéu de Napoleão tinha características semelhantes, mas com muitas diferenças, como verifiquei para elaborar meu estudo: 

O chapéu usado por Napoleão segue o estilo da "nobreza de sua época"; contendo plumas e penacho e com a aba ligeiramente reclinada para o lado. 


Já o chapéu usado por Lampião tem abas bem maiores do que as dos chapéus dos vaqueiros sertanejos, (é que os chapéus dos vaqueiros tinham esse formato para não atrapalhar no momento da pega dos bois - e para não ficarem presos entre os galhos das plantas - e Lampião colocou "símbolos" que têm significados psicológicos e protetivos: usando estrela de Salomão, Flor de Li (a flor de Liz traz significado do órgão feminino, e foi usada por Luiz VII - símbolo heráldico),- São os símbolos que diferenciam produtos que são rigorosamente iguais aos outros. 


Um símbolo é que atribui valor financeiro, ou psicológico. Lampião também usou peças de latão e depois as moedas em seus chapéus em momentos anteriores - e tudo isso tem conotação psicológica - para mim que vejo com o olhar da psicanálise. 


Cada detalhe colocado por Lampião tem significado místico - era uma pessoa supersticiosa - e os penduricalhos não úteis, eram usados como fator protetivo; denotando que era portador de TOC. 

Napoleão não usava seu chapéu pelos mesmos motivos; assim, a minha ressalva para o estilo - não similaridade... Admiro você, e seus comentários são muito bem elaborados. 

Abraços e um Feliz Ano Novo! Pode continuar nos enviando seus comentários, o objetivo é mesmo analisar o Cangaço e seus grupos...

https://www.facebook.com/groups/154668548512895/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário