Seguidores

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

QUEM FOI LINO DE ZEZÉ, OU " O CANGACEIRO PANCADA!"


Por José Francisco Gomes

Em 1931 o bando lampião andava pelos sertões baianos, fazendo sua malha de coiteiros. Um dos povoados na região de Paulo Afonso onde mais foi visitada pelo capitão Virgulino Ferreira, vulgo Lampião. Foi sem soma de duvida o povoado salgadinho que fica nos pés da serra do padre. Local também onde Lino de Zezé cometeria seu primeiro homicídio matando ali um soldado e incorporando de uma só vez no bando de lampião e depois chegando a virar chefe de um pequeno subgrupo andando com Curisco após a morte de lampião em 28 de julho de 1938. 


Lino Pancada se entrega as forças policiais é vai servir para caçar também seus antigos compatriotas cangaceiros, voltando ao inicio, depois do ataque é da emboscada de lampião a volante do tenente Arsênio no tanque do touro ou lagoa de mel muitos soldados foram mortos, 16 soldados mais Ezequiel Ferreira irmão de lampião, o tenente Arsênio perdeu esse combate perdendo ali ate um sargento de nome Leo Melino rocha que ficou morto em posição em pé agarrado nas cercas, um desses soldado que escapa da lagoa do mel vai para o povoado Nanbébé la pega Antônio curvina para indica-lo o caminho que seria o caminho de santo Antônio da gloria, esse soldado por não conhecer o ambiente por se tratar de um soldado que veio da Bahia de Salvador não conhecia a região por que se não eles teriam ido direto para santo Antônio da gloria curral dos bois.


Ele pediu ajuda a um homem por nome de Antônio Curvina que foi abatido em seguida por engano esse soldado que escapa de duas emboscadas sai no pé da serra do padre na casa de dona francelina que era irmã da Cangaceira Lídia de Zé baiano. Dona francelina alerta ao soldado a sair dali, pois ali era muito frequente a andada de lampião. O soldado com muito medo faminto e assustado se recusa a sair, nesta hora e amarrado por alguns paisanos inclusive o outro irmão de Lídia o manú amarra o soldado junto com , nicó, João José de Lima é né. Nessa hora chega um jovem de nome Lino de Zezé e o amarra o soldado, espanca e o leva aos pés da serra do padre onde lá o executam com três tiros.

ainda hoje há um umbuzeiro no local onde foi abatido, passando da morte do soldado Dona Francelina junto com alguns familiares pede a alguns amigos que enterre o soldado temendo uma vingança da força policial. Este soldado enterrado nos pés da serra do padre.

no ano de 2018 Sandro Lee, Joao de Sousa Lima é Osli Oliveira fazem um marco para demarcar esse local onde esse soldado foi abatido e enterrado. Hoje essa roça é de propriedade particular, pertencendo ao senhor boy, hoje esta lá uma cruz onde marca esse local onde foi assassinado este guerreiro que escapou de duas emboscadas e foi morto por Lino de Zezé, depois do crime esse se apresenta a lampião e entra no bando como o cangaceiro pancada.

Rota do cangaço Sandro Lee e Joao de Souza Lima nos vestígios de lampião no município de Paulo Afonso.

Quero aqui agradecer em especial ao ilustre (Glauber Araújo de Souza Silva) policial militar do estado da Bahia.

Muitíssimo obrigado por nos ajudarmos nas pesquisas de campo.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário