Seguidores

domingo, 5 de maio de 2019

JOAQUIM NEVES PINTO (1901-1987)


Joaquim Neves Pinto nasceu com o início do século vinte, no dia 6 de abril de 1901, em Maceió, sendo filho de Manuel Lopes Pereira Pinto, que exercia a função de Juiz de Direito da província.

Sua educação e a de mais oito irmãos exigiu os maiores sacrifícios de seus pais. O jovem Neves Pinto ajudava nas despesas da família tocando violino em cinemas mudos daquela época.

Enfrentou com denodo e perseverança o curso médico, tendo colado grau na Faculdade Nacional de Medicina em 1924. Escolheu a oftalmo-otorrinolaringologia com como especialidade e frequentou, durante três anos, a Clínica de Olhos Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Durante este tempo esteve sob a competente orientação do professor Abreu Fialho, do qual veio a ser assistente na faculdade.

Instalou-se profissionalmente em Maceió, pelos idos de 1925, sendo o primeiro especialista da cidade. Fundou o primeiro serviço de oftalmológico do estado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, e em 1926 conquistou o título de doutor em medicina, defendendo a tese “Tuberculose Ocular.



Possuidor de um espírito pioneiro e inovador, dotado de grande inquietação intelectual e científica, Neves Pinto viajou por diversos países da América e da Europa. Destacam-se os cursos que frequentou em Berlim, Paris, Chicago e Nova Iorque. Dono de uma profunda cultura humanística, Neves Pinto dominava vários idiomas, principalmente o alemão, sendo também grande conhecedor de música clássica, além de competente instrumentista.

Convencê-lo da necessidade de criar a Casa de Saúde Neves Pinto foi tarefa de curta duração. Mas não como um empreendimento comercial, e sim para ter um local apropriado ao tratamento clínico e cirúrgico das enfermidades dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. A data de inauguração foi em 10 de janeiro de 1937, em pleno centro comercial da cidade, à rua Boa Vista, 105/107.

Em 1948 resolveu despender alguns meses em Nova Iorque, especializando-se em um curso sobre lentes de contato. De volta, trouxe na bagagem um laboratório para iniciar sua atividade prática com as lentes, consideradas a novidade da época.

Neves Pinto clinicou até a avançada idade de 86 anos. Mas muitos anos antes, quando sentiu que não poderia mais manter a casa de saúde em funcionamento, apenas com o movimento de sua clínica particular, arrendou-a para um grupo de médicos, conservando para seu uso apenas uma parte das instalações. Nos últimos anos de sua vida, Neves Pinto limitou-se à refração ocular. Manteve-se atualizado até seus últimos momentos e recebeu o reconhecimento da comunidade científica, dos companheiros de profissão e de sua vasta clientela.

Fonte: SAO - Sociedade Alagoana de Oftalmologia 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário