Seguidores

sábado, 25 de maio de 2019

ROBERTO LEAL


Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes,[1] (Vale da PorcaMacedo de Cavaleiros27 de novembro de 1951) é um cantorcompositor e ator português radicado no Brasil.

Devido a seu sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil.[2].

Roberto Leal já vendeu mais de 17 milhões de discos,[3] e ganhou cerca de 30 discos de ouro e 5 de platina.[4].

Biografia[editar | editar código-fonte].

Emigrou para o Brasil aos onze anos de idade em 1962[5] juntamente com os pais e nove irmãos[6] em cinco viagens.[7][8] Na cidade de São Paulo, após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces,[9] iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas.[8].


Em 1971, obtém o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita", conhecida pelo seu refrão "Ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no programa Discoteca do Chacrinha.[10] Logo após, começou a ganhar grande popularidade se apresentando em diversos programas de auditório no Brasil.[11].


Em 1978, participou do filme Milagre - O Poder da Fé,[12] que contou com participação especial de alguns nomes importantes como o apresentador ChacrinhaElke Maravilha e a atriz Lolita Rodrigues.[13] Lançado em 1979, o filme aborda a história de sua vida.[14]Dirigido por Hércules Breseghelo, teve partes filmadas na cidade natal do cantor.[13].

Além do repertório romântico-popular, em seus discos costuma trabalhar a mistura de ritmos lusitanos aos brasileiros, além de gravar em estilos tipicamente brasileiros como o forró. Quase todo seu repertório é composto de faixas de sua autoria e em parceria com a esposa Márcia Lúcia, com quem é casado e tem três filhos brasileiros, dentre eles o produtor musical Rodrigo Leal.[10] A canção "A Festa Ainda Pode Ser Bonita" serviu de inspiração para a música Vira-Vira, sucesso da banda Mamonas Assassinas na década de 1990.

Consta em seu curriculum atividades de apresentador de rádio (Rádio Capital, na década de 1980, apresentador no canal português TVI e no Brasil, chegou a apresentar programas na TV Gazeta e Rede Vida.

Atualmente[editar | editar código-fonte].

Lançou no ano de 2007, o CD Canto da Terra e Raiç/Raízes em 2009. Nesses discos gravou músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal, o mirandês.[15] Estes discos lhe conferiram prêmios e condecorações da crítica de música portuguesa pelo estudo aprofundado de instrumentos musicais muito usados na música mirandesa, como as gaitas de fole.[16].


Em sua carreira vendeu cerca de dezessete milhões de discos[8] e tem mais de trezentas canções gravadas. É um dos compositores do atual hino da Portuguesa de Desportos, de São Paulo. Ele é também sócio do restaurante de comida portuguesa Marquês de Marialva, em São Paulo, localizado na região de Barueri.

Em 2011, entrou como ator no sitcom Último a Sair, um falso reality show da autoria de Bruno Nogueira, João Quadros e Frederico Pombares, exibido pelo canal português RTP1, programa do qual saiu vencedor.[17].

Em 2014, fez uma participação em Chiquititas, atuando como ele mesmo, Roberto Leal, o músico que processa Tobias por usar sua música. Nesse mesmo ano, lançou o CD Obrigado Brasil! onde gravou sambas de Jorge Aragão e Arlindo Cruz e duetos com Jair RodriguesAlcioneJairzinho e Luciana Mello.[18].

Também em 2011, publicou sua autobiografia em um livro intitulado Minhas Montanhas,[19] sendo lançado tanto no Brasil quanto em Portugal.[20][21].

Roberto Leal vive entre o Brasil e Portugal, além de se apresentar em países da América do SulAmérica Central e Europa divulgando a cultura portuguesa. Até hoje são lançadas coletâneas de seus principais sucessos, além dos novos trabalhos que além do Brasil também são vendidos em Portugal.

Em 2018, candidatou-se a deputado estadual em São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), obteve 8.273 votos (0,04% dos votos válidos) mas não foi eleito.[22].

Em janeiro de 2019, revelou lutar há dois contra um cancro e que perdeu parte da visão devido a duas cataratas.[23].


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário