Seguidores

sábado, 7 de março de 2020

BARRA DO IPANEMA

Clerisvaldo B. Chagas, 6 de março de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.269

Acompanhando pelos noticiários o desenvolvimento do Sertão do São Francisco, voltamos a comentar sobre a estrada Batalha – Belo Monte. São 27 km de barro vermelho no belo, deserto e temeroso trecho furando a caatinga. Única estrada por terra de acesso ao monte batizado por D. Pedro II. Desde que me apaixonei pelo povoado de 500 anos, Barra do Ipanema, que procuro visitá-lo. E foi graças a ele que escrevi O CPF da minha terra com o livro “Ipanema um rio Macho”. Mesmo assim o lugar mereceu o segundo livro (ainda inédito) “Barra do Ipanema, um Povoado Alagoano”. Chegando perto da cidade de Belo Monte, entra-se à esquerda até chegar ao povoado, via de penetração dos primeiros sertanistas. Ali está a melhor praia de água doce da região e o morro-ilha com a igreja seiscentista de Nossa Senhora dos Prazeres.
ESTRADA  BATALHA - BELO MONTE (FOTO: AGÊNCIA ALAGOAS).

Isolado em relação ao estado de Alagoas, Belo Monte aguarda ansioso o final desse isolamento. Penúltima cidade entre as 102 que ainda não tem asfalto, aguarda para os próximos noventa dias o grandioso evento que beneficiará diretamente 25 mil pessoas. Falam que 65% das obras já estão concluídas, porém, tudo indica que o piche não entrará na bifurcação rumo a Barra do Ipanema. Por ali passamos várias vezes, ladeados de caatinga bruta, por cima de jazidas de pedras artesanais. A estrada atual é muito melhor, enlarquecida, mas ainda cheia de pedrinhas, característica do relevo e do clima que esfarelam as rochas. E de Batalha a Belo Monte, com asfalto ou sem asfalto, a rodovia é denominada AL-125.
O trajeto é bonito, mas raramente habitado, não gerando confiança em quem por ali trafega. Desviando-se desse roteiro à esquerda, chega-se ao lugar denominado Telha. O povoado de duas ou três casas, é onde se encontra o canhão do rio Ipanema, simplesmente fantástico e surreal. O trecho mais belo de todos os 220 quilômetros do rio.
Com o asfalto chegando a Belo Monte e depois a Pindoba, Alagoas fechará completamente o seu circuito asfáltico em todas as suas 102 cidades.
Após o asfalto, quem sabe se não sairá o lançamento do livro “Barra do Ipanema, um Povoado Alagoano”, em sua sede Belo Monte.
Está bonito que parece u’a moça.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário