Seguidores

terça-feira, 30 de março de 2021

PADRE CÍCERO NÃO GOSTOU DA PRESENÇA DE LAMPIÃO EM JUAZEIRO

 Por José Mendes Pereira

A história diz que quando o ainda não capitão Lampião foi convocado pelo deputado federal  e baiano Floro Bartolomeu da Costa (e que morreu no Rio de Janeiro em 8 de março de 1926, 2 dias após a sua chegada a Juazeiro do Norte), para combater a Coluna Prestes, Padre Cícero não gostou da sua visita, e teria dito na presença de alguém: 

"Já falam de mim o que querem, agora vem este homem para cá de novo".

Na minha opinião sem valor e que não prejudica os escritores, pesquisadores e cineastas, mas mesmo assim, eu não considero o padre Cícero como um cúmplice de ter entregue armas, fardamentos e munições a Lampião e seu respeitado bando de cangaceiros. 

Padre Cícero Romão Batista me parece ter sido o único homem do Brasil que os fotógrafos nunca o pegaram com gestos de risos, bom humor ou outra coisa semelhante. Então, imagino (eu) que ele não tinha músculos faciais, ou seja, de 11 que o ser humano tem na face, ele talvez tivesse apenas 2 ou 3 que funcionavam para falar. 

Com o seu jeito sisudo o padre demonstra que não estava no Juazeiro do Norte para servir como menino de recados do Floro Bartolomeu, e muito menos para armar. facínoras. A intenção do Padre Cícero não era fortalecer o futuro capitão Lampião, e sim, tentar tirá-lo do movimento social de cangaceiros. assim como tirou Sinhô Pereira e Luiz Padre do desastroso movimento que derramava sangue por onde passava. 

Estas armas, munições fardamentos  devem ter sido entregues por outros políticos, e não pelo o religioso que tanto amava a sua segunda e querida terra. O seu olhar sério e triste os faz de um homem que não se rende fácil. 

Esta é a minha opinião sem nenhum valor literário, e jamais prejudicará os estudiosos que estudam o Lampião, o padre Cícero, o coronel Delmiro Gouveia, Canudos... 

Não use este material em nenhum dos seus escritos. É penas a minha opinião sem credibilidade. Opinar não quer dizer que está desconsiderando o que os escritores, pesquisadores e cineastas já registraram. 

Vale lembrar que o que disse padre Cícero não é invenção minha, pois está registrado na história sobre cangaceiros. Não disponho no momento do site, mas é real.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário