Seguidores

terça-feira, 16 de agosto de 2022

CARIRI CANGAÇO E A ARTE DO REENCONTRO

 Por João Andrade

Manoel Severo e João Andrade no Cariri Cangaço Piranhas 2022

Cariri Cangaço - o que mais de relevante, de sensacional pode-se dizer a respeito deste singular evento ecumênico nordestinamente brasileiro? Experimentar com altivez, com paixão e sentimento profundo, seus feitos e seus encantos, criteriosamente alicerçados por uma abordagem estritamente humanista, histórica, artística, paisagística, turística e cultural, é simplesmente demais. Ter o prazer de vivenciar tudo isso e muito mais em um só momento, por diversos momentos, é inacreditável, e, ao mesmo tempo, inesquecível. 

Voltado para o estudo do Cangaço e temas correlatos - o Cariri Cangaço, consegue, sem sombras de dúvidas, através da sua apregoada "Arte do Reencontro", mover "corações e mentes" em busca de um objetivo comum, qual seja: proporcionar a todos os participantes, um breve retorno ao passado distante, para, no tempo presente, poder "vivenciar" com toda emoção, uma "realidade" imaginária dos fatos ocorridos, descritos incessantemente na literatura contemporânea, fartamente acessível.

Cariri Cangaço Piranhas 2022 sob o olhar de Ricardo Beliel

Histórias de um povo sofrido, de uma vida pregressa cheia de tribulações, amarguras e outros dissabores, vivenciada até então, por aqueles que, sem escolha alguma, habitaram uma terra estranha e árida, de seres indomáveis e de solo escaldante, e que o descanso eterno do próprio ser humano era capaz de sanar as dores de todos eles, que, sobre ela estacionaram-se a vida inteira sem jamais arredarem os pés, estes, há muito, cansados, torcidos, retorcidos e calejados de tanto rastejarem-se pela então, infinita terra. Vida longa ao Cariri Cangaço, avante !

João Andrade , pesquisador, Juazeiro - Bahia, 15 de agosto de 2022

O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/cariri-cangaco-e-arte-do-reencontro.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário