Seguidores

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

FAZENDA SUSSUARANA: TEMA PARA NOSSO MODESTO VÍDEO

 Por Antônio José

O dicionário Online registra que “preservar a história, é perpetuar valores; é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”



“Preservar a história não significa viver do passado, muito menos barrar o desenvolvimento tecnológico, mas conservar o conhecimento dos nossos ancestrais, nos ajuda a lembrar de onde viemos e de quem viemos, tudo isso nos ajuda a saber quem realmente somos” – https//www.pensador.com..................



Por isso, estamos nesta tarde de 19 de fevereiro de 2023, na fazenda Sussuarana fotografando e filmando a casa centenária (aproximadamente 120 anos) que pertenceu ao patriarca da família Fagundes, João Fagundes de Araújo nascido na segunda metade do século XIX, e faleceu em 24 de setembro de 1932, um dos filhos de Antonio Joaquim de Araújo e de Virgínia Maria de Jesus, esta, descendente do Português Bernardo da Silva, - o fundador da Cidade de Serrinha.



João Fagundes, casou-se com a então jovem Eulália, da Fazenda Caldeirão, terras do “arraial” de Retiro. Após o nascimento de dois filhos, Eulália faleceu, e Fagundes contraiu matrimônio com a então jovem Ana Rosa, filha de Antonia Maria de Jesus e de Antonio José de Jesus, então Sacristão da Igreja de Serrinha, sob a liderança sacerdotal do Padre Marcolino.



A partir do segundo matrimônio, o casal passou a residir na casa, – assunto da nossa matéria, que Fagundes já havia construído, onde ali vieram a nascer oito filhos desse segundo convívio. Com o falecimento do patriarca e esposa, assumiu a referida residência, a filha Francisca Fagundes, (Dona Chiquita) casada com José Vicente de Araújo, filho de Joaquim Vicente e Otacília Maria de Araújo (Dona Nô).


O que me deixa extremamente admirado é a união dos filhos e filhas de Dona Chiquita e de Zé de Nô - Zelinho e mais sete, quanto a manutenção da fazenda, especialmente a preservação da casa-sede (Sussuarana) que, parece nova como fora construída por João Fagundes há muitas décadas, inclusive, o quarto do casal está arrumado como Dona Chiquita deixou antes de falecer em 1985; tudo intacto, sem nenhuma modificação.

VEJA A NOSSA SIMPLES FILMAGEM E A FOTO DA CASA.
Antonio José de Oliveira, 19 de fevereiro 2023.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100015130849160

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário