Seguidores

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

JOSÉ OSÓRIO DE FARIAS, PERNAMBUCANO DE BELMONTE A ATUAL CIDADE DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE, CONHECIDO ENTRE OS MAIS PRÓXIMOS COMO ZÉ DE RUFINA...

... em alusão ao nome de sua mãe (Rufina), mas que ficou conhecido na história cangaceira como Zé Rufino, ou melhor, Tenente Zé Rufino.
Foi o mais bem sucedido matador de cangaceiros de todo o ciclo do cangaço. Fechando a sua conta de mortes com a eliminação do célebre cangaceiro Corisco, fato ocorrido no dia 25 de maio de 1940 na Fazenda Pacheco no município de Barra do Mendes na Bahia.
Zé Rufino se destacou na persiga a Lampião e aos seus seguidores por conta de sua estratégia em meio à caatinga e por ser possuidor de informações privilegiadas, transmitidas por poderosos da época, que lhe davam extrema vantagem na caçada aos cangaceiros em relação às demais Forças Policiais Volantes que atuavam nos sertões em sua época.
Esse é apenas um pequeno relato biográfico a respeito da vasta biografia desse personagem de grande destaque na história cangaceira que sempre foi odiado por muitos e admirado por tantos outros. Uma figura que fez a diferença e que indiscutivelmente equilibrou a luta sangrenta e mortífera ocorrida entre cangaceiros e policiais que acontecia regularmente em meio à causticante e espinhenta caatinga nordestina.
Zé Rufino que era respeitado até mesmo pelo próprio Lampião que sabia reconhecer a valentia e a coragem de seus inimigos.
Rabiscos e garranchos: Geraldo Antônio De Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2405607706269778&set=a.110305082466730

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário