Seguidores

sábado, 10 de junho de 2023

MOAGEM DE LEMBRANÇAS...

Por José Cícero da Silva

Não foi somente o fim total de todos os engenhos sertanejos do meu tempo, que agora literalmente rasga meu o peito. Porém, todo este verdadeiro vazio de compromisso e desrespeito com à história e todos os fatos verdadeiros.

Como também, a sequidão dos riachos, a morte das nascentes, dos baixios, do verde pomar dos brejos e a derrubada das casas, das matas e dos Coqueiros.

Além do terrível esquecimento de todas as pessoas do lugar. A destruição das estradas e dos tabuleiros...Dos nomes e os apelidos dos trabalhadores do eito, dos fazendeiros, dos acontecimentos marcantes, como da grande leva dos antigos cambiteiros.

Das brincadeiras dos meninos na bagaceira do engenho, da feirinha de domingo, do novenário do santo padroeiro... Da ribanceira do rio, dos pés de manga e de cajá. Das Timbaúbas, dos bons acontecimentos do passado. Como também do pé de pequi e tamarindo que existiam no lugar. Dos cheiros gostosos que adoçavam os ares daquele lugarejo,. Como ainda, do apito, do misto da feira, do parol, da fornalha, do alambique do neste Pedro e do barulho das moendas de ferro como a mastigar com fome canina os verdes canaviais do mundo inteiro. Pior que nunca imaginei que tudo aquilo pudesse um dia se acabar. Tudo o mais é saudade e eu não sei bem o que fazer com todas elas.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10223310808660135&set=a.1905071148148

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário