Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

MOÇÃO ANA PAULA

Por: wescley Rodrigues
Wescley Rodrigues

Caros amigos(as),

Segue em anexo a moção de apoio da pesquisadora Ana Paula, em prol do tombamento e criação do museu do cangaço na cidade de Nazarezinho.

Atenciosamente

Prof. Wescley Rodrigues

Juazeiro do Norte, Ceará, 09 de julho de 2013

Exmº. Sr. Prefeito Salvan Mendes e vereadores
Do município de Nazarezinho, Estado da Paraíba,

Na contemporaneidade mais do que nunca devemos fazer com que a história do cangaço seja difundida, haja vista, este foi um dos períodos mais conturbados da história do Nordeste brasileiro. Falar do cangaço é expressar nossa cultura, pois o legado cultural deixado por homens e mulheres dos sertões nordestinos é enorme. De modo algum o cangaço foi apenas violência. Do cangaço herdamos a indumentária do homem valente que enfrenta as adversidades dos sertões; herdamos a música e a dança; herdamos a medicina popular; herdamos uma culinária típica do nosso Nordeste; herdamos a ousadia de homens e mulheres que desafiaram as estruturas de uma sociedade patriarcal, coronelística, elitista, paternalista e acima de tudo desigual.


O cangaço faz parte de nossas vidas, representando nossa própria identid ade, sendo assim não podemos deixar à margem uma história de tamanha relevância. É imprescindível conhecermos cada vez mais o legado dos cangaceiros que a seu modo fizeram “justiça”. Mais do que nunca é fundamental nos debruçarmos sobre a história do cangaço que sem dúvida alguma ainda possui muito a ser desvendado. Nos quatros cantos do Nordeste o cangaço se fez presente e com bastante peculiaridade cada estado desta região tem um legado cultural e histórico a ser contado através das inúmeras temáticas abordadas pelos mais diferentes pesquisadores. Sejam historiadores, sejam antropólogos, sejam economistas, sejam sociólogos, sejam geógrafos, todos buscam trazer à tona a história intrigante do cangaço.


Desta maneira, o estado da Paraíba não pode ficar à margem e, por isso é crucial o tombamento da casa do cangaceiro Chico Pereira, localizado no Sítio Jacu, no município de Nazarezinho, no estado da Paraíba. Além do tombamento desta valiosa casa é necessária ainda a construção de um museu para tornar a história do cangaço ainda mais conhecida, admirada e, consequentemente levar um número maior de pesquisadores a escrever sobre esta dinâmica história, a qual mesmo de depois de tantos anos continua chamando nossa atenção. Com o tombamento e a construção do museu o município de Nazarezinho só tem a ganhar com o turismo-histórico-cultural que irá crescer significativamente, isto sem falar no maior e mais importante aspecto que é o conhecimento aprofundado da história do cangaço no estado da Paraíba, legando a nossos jovens o ingresso em cursos universitários tais como: história, geografia, sociologia, letras, artes, entre tantos outros. Portanto, pedimos aos Podres Executivo e Legislativo municipal de Nazarezinho, localizado no estado da Paraíba que se sensibilizem com esta causa que é mais do que justa!


Saudações,
Ana Paula Monteiro Martins
Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri-URCA Especialista em História do Brasil/ URCA
Pesquisadora do Coronelismo nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, Ceará.


Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço: 
Wescley Rodrigues

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário