Seguidores

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mossoró expulsou o bando de Lampião a bala - disse não à extorsão do cangaceiro - um grande fato na história do nordeste - Parte I

Fatos e Fotos
Igreja São Vicente de Paula – Construída por retirantes na Seca de 1915. Uma das trincheiras para impedir que Lampião invadisse Mossoró

Dia 13 de junho de  1927, após dizer não a Lampião, que cobrou 400 contos de reis (em moeda da época 400  milhões de reis – atualmente uns 20 milhões de reais) para não invadir a cidade, começava um tiroteio entre moradores da cidade e os cangaceiros, que se dividiram em 03, forçando a cidade a levantar várias trincheiras,

Estação das Artes - Pintura Nova - www.defato.com

sendo as principais: a  Estação Ferroviária, hoje uma casa de cultura; a sede da prefeitura, hoje Palácio da Resistência e a trincheira no Campanário da Capela de São Vicente de Paula, que Lampião denominou de “ Igreja da Bunda Redonda”.

 Palácio da Resistência

Do Jornal o Mossoroense sobre a história da Igreja:

“Aquele templo é uma dádiva de suor, sangue e lágrimas dos retirantes de 1915. Merece um poema à memória de um êxodo forçado”. E o próprio professor Barreto faria esse poema, quando apelava: 

Igreja São Vicente de Paula - Construída por retirantes na Seca de 1915 - Marcas de balas no campanário - onde ficou a resistência de Mossoró

“Mossoroenses, quando passardes diante da Igreja de São Vicente de Paula, prestai o vosso culto, não só ao orado do templo, como aos seus construtores, quase todos desaparecidos já, porém, ainda mais rendei o vosso preito àqueles humildes grandes, que fabricaram, de graça, o material para o citado templo”.

Marcas de balas no campanário = onde ficaram mossoroenses

Findando com a expulsão dos cangaceiros, a morte de alguns deles e a prisão do temível Jararaca, enterrado vivo no cemitério da cidade, após cavar sua própria cova. O interessante é que hoje é visto como santo pelo povo, devido a crueldade com que foi morto. Recebendo o seu túmulo visita de milhares de pessoas em dias de finado e ao longo de todo ano. Na verdade mais prestigiado que o túmulo de muitos políticos famosos nacionalmente, enterrados no mesmo cemitério e ao longo do ano utilizado pelos gatos e outros animais como abrigos. Mostrando que nem sempre o séquito que em vida rodeia os poderosos permanece uma vez morto. Ironicamente ao contrário do cangaceiro.

Mossoró, depois de Natal, é a maior cidade do Rio Grande do Norte. Tem quase 300.000 habitantes e uma economia poderosa, baseada, sobretudo no petróleo e na produção de sal marinho. Uma das grandes e poderosas cidades da Região Nordeste. A origem do nome Mossoró está ligada ao rio, à beira do qual floresceu Rio Mossoró, nascido na chapada do Apodi, que rasga a terra com vigor, criando seu leito, rompendo-a, por isso tendo o nome ligado à ruptura, que em Tupi Guarani é Mossoró. O que rompe o que rasga poderosamente.

Placa de homenagem aos heróis que expulsaram Lampião de Mossoró em 13-06-1927

Num lugar assim, Lampião deveria ter pensado duas vezes antes de tentar invadir e ser expulso de forma humilhante, assim historicamente a cidade ligou seu nome ao famoso personagem Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, a exemplo de Juazeiro do Norte, que jamais ousou invadir, pois temia Padre Cícero com seu poder religioso e político. Bom destacar também que Mossoró foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a libertar seus escravos, a exemplo de Redenção no Estado do Ceará.

Placa de homenagem aos heróis que expulsaram Lampião de Mossoró em 13-06-1927

Anualmente, em frente  à igreja que funcionou como trincheira é encenado um musical chamado: "CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ", que remonta todo o fato histórico e mantém viva a memória.

CONTINUA...

Extraído de: http://valdecyalves.blogspot.com.br/2011/12/mossoro-expulsou-o-bando-de-lampiao.html

Enviado pelo pesquisador do cangaço José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo20:23:00

    Assim caro professor Mendes, fiquei sabendo a origem do nome dado à sua cidade, em que MOSSORÓ vem do nome do rio das terras dessa cidade valorosa, de um povo destemido. Creio que o povo corajoso de tempos remotos, continua sendo o mesmo povo que expulsou o bando do rei do cangaço: intrépido povo.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Pesquisador Antonio de Oliveira:

    Realmente há relação com o rio, mas a mais correta origem do nome Mossoró surgiu dos índios Monxorós ou ainda alguns acreditam que vem de Mororó, que na época era a árvore que mais existia nesta região.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:15:00

    Entendi muito bem amigo Mendes: O nome do rio deve-se - tudo indica -. à referida tribo; daí chegando a ser dado o mesmo nome à Cidade - MOSSORÓ, nome esse que é honra para seus habitantes.
    Obrigado e muito grato,
    Antonio Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Bahia

    ResponderExcluir