Seguidores

sábado, 7 de junho de 2014

Professora Sergina Leão

Por José Mendes Pereira
Dr. José Araújo, ex-diretor da "União Caixeiral, Aluízio Alves, ex-governador do Rio Grande do Norte, Maysa Almeida Costa, Elza Senna, Irmã Socorro, Sueli Freire e a professora Sergina Leão. 1966 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba235.htm

Durante o período em que frequentei escolas como aluno eu tive vários tipos de professores com personalidades diferentes uns dos outros como: alguns amigos dos alunos, outros nem valorizavam a sua classe, no sentido de ter uma melhor aproximação com as turmas; outros um tanto quanto rígidos, ignorantes, e cobravam até o que pouco havia explorado em sala de aula; outros com sorrisos francos, mas que na verdade eram uns verdadeiros inimigos dos alunos. Mesmo com suas manias presentes, todos eram bons professores, com bagagens para todos os níveis escolares, muito embora alguns tinham as suas dificuldades, talvez por não terem as assistências necessárias para explanar uma melhor aula aos seus discípulos.

Mas como a professora Sergina Leão que lecionava geografia na "Escola Técnica de Comércio União Caixeiral", desconheço alguém, que na mesma época, tinha uma bagagem de conhecimentos sobre a matéria que ensinava. Sergina Leão dominava a matéria como ninguém, e usava seus planos de aulas apenas para mostrar que era organizada. Mas, no momento que ela iniciava escrever na lousa o conteúdo, não necessitava deles. Após o conteúdo escrito na lousa, ela iniciava a explicação, que muitas vezes, alunos de outras classes, ficavam por fora das janelas,  ouvindo as suas explanações sobre o conteúdo. 

 Escola Técnica de Comercio União Caixeiral - blogdetelescope.blogspot.com

Sergina Leão era irmã de um dos melhores médicos cardiologistas de Mossoró, Doutor José Leão, e do empresário Pedro Leão, sendo que este último, o leitor já tem lido neste mesmo blog as suas façanhas como: "Seu Pedro Leão e o alicate", e ainda: "Seu Pedro Leão e as tampas de garrafas". ambas escritas por mim.

Sergina Leão foi uma professora que nunca deu mole aos alunos. Sempre mantinha a rigidez de cobrar na prova tudo que ela havia passado em sala de aula. De forma alguma, não perdoava, se por ventura, visse algum aluno tentando se beneficiar com colas. De imediato, o aluno colador, tinha que se retirar da sala de aula, e aguardar uma nova oportunidade, e desta vez, faria a prova sozinho, observado por ela. Dona Sergina não admitia que secretárias da escola observassem alunos no momento da sua prova, ou posteriormente. Quem aplicava seus testes e provas aos seus alunos, nada mais do que ela.

filhosdacurvadaestacao.blogspot.com

Certa feita, quando eu era seu aluno. Ela passou um trabalho para minha turma, mas este era individualmente, isto é, cada aluno teria que fazer o seu, e em aulas seguintes, cada um era obrigado apresentar o que aprendera para toda a turma. E como neste período eu havia saído do orfanato que eu morava, e estava passando por grandes dificuldades financeiras, morando sozinho no Sindicato da Lavoura em Mossoró, e tentando me adaptar a nova vida que ganhara, e não estava com condições de apresentar o trabalho, tentei enganá-la, dizendo-lhe que eu estava cirurgiado e não tinha condições para fazer a apresentação na lousa. Ela aceitou as minhas desculpas, mas na seguinte condição: Eu teria que fazer a prova oral, já que na lousa eu não tinha condições de escrever, e depois explanar o conteúdo.

Enganei-me por completo. Eu esperava que as perguntas fossem fáceis. Dona Sergina Leão fez perguntas tão difíceis e não atingi a média. Fui reprovado direto. Malvada! Mas a professora Sergina Leão foi uma grande professora de Mossoró.

Minhas simples histórias

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo10:42:00

    É isso mesmo Mendes, você não conseguiu enganar a grande Professora Sergina Leão. Esperava moleza na prova oral, mas não foi com você queria.
    PELO QUE PUDE ENTENDER VOCÊ JÁ VOLTOU A ESCREVER, OU PELO MENOS, POSTAR AS MATÉRIAS, sem utilizar Adrianna Karlla?
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Grande pesquisador Antonio de Oliveira:

    Estou voltando, mas sempre dando um tempo suficiente ao olho.

    Felicidade e paz.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:41:00

    É verdade Mendes: Com olhos não se brinca. Quase sempre são trinta dias para está em perfeitas condições de atividade.
    Muita paz,
    Antonio Oliveira- Serrinha

    ResponderExcluir