Seguidores

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A célebre e matrona Fideralina Augusto Lima.


No dia 24 de Agosto de 1832, nascia na Vila de São Vicente das Lavras a prestigiosa e célebre Fideralina Augusto Lima. Sendo proprietária de inúmeras terras, muito gado, muitos negros e muitos cabras foi uma das maiores expressões políticas do Estado do Ceará em todos os tempos, tornou-se símbolo de mulher destemida, audaz e guerreira e tem seu nome, hoje, citado no coronelismo, sendo reconhecida e respeitada como tal, como afirmou Joaryvar Macedo em muitos dos seus livros.

Hoje esta figura lavrense é pesquisada no mundo inteiro, em monografias, dissertações e teses de graduação, mestrado e doutorado.

A escritora Raquel de Queiroz em uma de suas crônicas sobre a respeitável matrona lavrense afirmou ser essa mulher motivo de orgulho não só para Lavras da Mangabeira, mas para todo o Estado do Ceará.

Parabéns a nossa matrona, a nossa cidade e ao Estado do Ceará.

Luz Lu sua parenta disse:


 "Tenho orgulho de correr em minhas veias um pouco do seu DNA!"

Marconi Alves de Sousa falou o seguinte: 


O que tenho a falar sobre Dona Fideralina? Era coronel de saia, muito respeitada na época e mãe de muitas gerações em Lavras das Mangabeira... Acho que o companheiro Dimas Macedo, em seus livros, fez referências ao pulso forte desta mulher que viveu a época do império no Brasil. Cristina Couto, minha colega de São Vicente, lembrou-se da data. Fideralina faz parte da história do Ceará...

Fonte: facebook
Página: Cristina Couto

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo11:40:00

    Mendes amigo, dona Fideralina era uma verdadeira Coronela. Mulher de muita fibra que até hoje existem pessoas na política, descendentes da dona Fideralina Augusto Lima. Assim como existiam também dona Pombinha e dona Marica, deste nosso Sertão Nordestino.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir