Seguidores

terça-feira, 16 de setembro de 2014

ALAGOAS NO SEU DIA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 16 de setembro de 2014. - Crônica Nº 1.261

Hoje Alagoas comemora o dia da sua Emancipação Política; fato que mereceu páginas e páginas de luta, trabalho, sofrimento e heroísmo pelos seus habitantes do litoral ao sertão.

D. João VI ajudou na emancipação.

Mesmo antes da sua data magna esse estado já apresentava indícios de prosperidade e desenvolvimento em algumas áreas, inclusive na economia e na cultura.

A principal cultura alagoana sempre foi a cana-de-açúcar que exportava para a Europa e sustentava mão de obra escrava em seu território. Outros produtos também eram exportados com força menor do que o seu principal, mas marcava também seus movimentos nos pequenos portos. Fumo, milho, mandioca, couros e peles complementavam sua atividade exportadora. O pau-brasil seguia esse ritmo de envio para longe o que aqui era produzido pelo homem e pela natureza. A Mata Atlântica sentia o alucinante ritmo dos machados na sua madeira nobre para os tablados dos navios.

Sermões, poesias e folclore eram praticados, escritos e publicados, principalmente na atual cidade de Marechal Deodoro e Penedo, por conta dos padres franciscanos.

Os movimentos acima se aproximaram e conseguiram criar a comarca de Alagoas em 9 de outubro de 1710. Esse ato régio, porém, só seria cumprido de fato em 1711 quando da sua instalação.

A prosperidade de Alagoas foi reconhecida pelo governador de Pernambuco, em 1730, em seus escritos ao el-rei. Alagoas contava com dez freguesias e quase cinquenta engenhos, coisas que rendiam bem para a situação da coroa portuguesa.

Em 1770 foi incrementada a cultura do algodão e, Alagoas também passou a fabricar tecidos com esse produto. Penedo e Porto Calvo fabricavam panos que serviriam para os escravos da terra.

Na parte cultural, tivemos a primeira obra publicada de um alagoano. Tratava-se de um livro de poesia e sermões que em 1754 foi lançada em Lisboa pelo Frei João de Santa Ângela.

Em 1816, a população de Alagoas estava registrada em 89.589 pessoas.
Após a Insurreição Pernambucana, Alagoas libertou-se de Pernambuco em 16 de setembro de 1817.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2014/09/alagoas-no-seu-dia.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário