Seguidores

terça-feira, 9 de setembro de 2014

AS MULHERES NO CANGAÇO


Nova parceria entre Nando Poeta e Varneci Nascimento: As Mulheres No Cangaço. A Apresentação é de Josenir Lacerda


"Quando se fala em 'Cangaço' vem logo à mente, um letreiro luminoso indicando um ambiente de inúmeras portas, onde cada uma conduz a uma atraente imagem sobre o mesmo tema. Tema este, já explorado nas mais diversas e abalizadas linguagens: livros, cordéis, teatro e cinema dando margem até para se imaginar não haver mais aspectos inéditos. Mas eis que surge alguém que com olhar de lince, vislumbra escondido no emaranhado histórico, algo inusitado. Foi o que aconteceu com dois magos do versejo, que com a lupa da inspiração, ampliaram o achado e o transformaram num grande cordel. São eles: Varneci Nascimento e Nando Poeta.

Se bem que Mulheres No Cangaço, é mais que um cordel, é sobretudo uma análise crítica e social da presença da mulher no universo cangaceiro e as significativas mudanças ocorridas em função desse ingresso. Ao longo da preciosa leitura, cuidadosamente construída seguindo as exigentes normas do cordel, percebemos não só a beleza criativa, mas o conteúdo didático e informativo.

Percebemos a mulher com a sua força transformadora tendo como principais armas a intuição, a sensibilidade e outros tantos naturais e convincentes predicados femininos. Mulheres que conseguiram dobrar uma resistência radical e machista, quebraram paradigmas, influenciaram nas decisões, atestando inclusive o seu apurado senso de justiça. Interferiram também no ambiente, no cotidiano, quando os mesmos se encheram de cores, brilhos e tantos outros aparatos produzidos para alimentar e suprir a vaidade feminina. Por mais absurdo que possa parecer, o universo sempre pautado na violência, nos sentimentos de crueldade e revolta, recebeu significativa dose de ternura, profetizando que o cangaço nunca mais seria o mesmo.

Gratos devemos ser a esses poetas, que nos conduziram e mostraram fatos que alimentam a reflexão e abastecem o nosso estoque de conhecimentos acerca do cangaço com as suas inusitadas nuances. E para ilustrar a beleza e objetividade do texto, basta citar uma das estrofes e com ela instigar o leitor a mergulhar nesse açude poético, de águas profundas e envolventes:

A figura feminina,
Imprimiu marcante traço.
O seu argumento claro
Derrubou o do balaço
Reinou livre e soberana
No reinado do cangaço."


Fonte: facebook
Página: Robério Santos 

http://blogdomendesemendesa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário