Seguidores

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PARA QUEM AINDA NÃO CONHECE... APRESENTO-LHES... EXPEDITA FERREIRA - FILHA DO CASAL LAMPIÃO E MARIA BONITA.


Expedita nasceu em Porto da Folha, Sergipe, em 1932. Filha de Lampião e Maria Bonita, seus pais faleceram quando Expedita tinha apenas 5 anos.

Ela foi criada pelos vaqueiros Severo e Aurora desde seus 21 dias de idade até seus 8 anos, já que seus pais viviam na luta do cangaço e não puderam criá-la.

Só viu seus pais biológicos por três vezes na vida e os pais adotivos nunca esconderam dela a verdade.

Ela foi criada com mais 11 irmãos, todos filhos legítimos do casal de vaqueiros e ela os considerava de fato irmãos.

Aos 8 anos foi morar na cidade de Propriá (SE). com o tio paterno, chamado João Ferreira, o único que não seguiu o cangaço e por ele foi criada a partir de então, pois seus pais adotivos eram muito pobres e não puderam mais cuidar dela e nem dos outros filhos.

Continuou os estudos e ao terminar o primário passa a querer trabalhar, mas o tio a impede, por ela ser mulher e jovem demais e então ela sai de casa e vai morar sozinha com 14 anos em Aracaju. Lá ela passa a trabalhar no comércio, tendo trabalhado em diversas lojas e fez muitas amizades. No começo sentia vergonha por ser filha de cangaceiros e evitava comentar, todos sempre a aceitaram, mas ela nunca entendeu bem se o cangaço era bom ou mau.

Ela "casou-se" com Manoel Messias Nunes Neto aos 10 anos de idade, depois de 4 anos de "namoro". Eles se conheceram aos 6 anos de idade e ficaram amiguinhos como toda criança. Na verdade ela não casou assim tão cedo, ela foi prometida ao marido ainda criança, pois na época o parente mais próximo escolhia logo um menino para casar a menina no futuro o mais cedo possível, mas só começou a conhecer melhor e a conviver com o marido, oficializando o matrimônio, após ir morar sozinha e reencontrá-lo na capital sergipana.

Com ele teve 4 filhos: Dejair, Vera, Gleuse e Iza. É também avó de três netas: Karla, Gleusa e Luana.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário