Seguidores

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Esquema Didático da Conferência do Prof. José Romero Araújo Cardoso em Princesa/PB e anexo (Território Livre de Princesa)

Por José Romero Araújo Cardoso

Caros amigos Emmanuel e Manoel Severo, boa noite:

Elaborei o esquema didático da conferência que realizarei em Princesa, com as graças de Deus, no dia 19 de março (Dedicado ao Sr. São José, padroeiro dos sertanejos).

Em anexo segue o esquema da conferencia.

Vou precisar que vocês façam xérox do esquema e do decreto do território livre para, se possível, serem distribuídos com os participantes quando da conferencia.

Forte abraço do amigo que muito lhes estima!
José Romero Araújo Cardoso

TERRITÓRIO LIVRE DE PRINCESA

"JORNAL DE PRINCEZA", Decreto n.º 01, proclama autonomia político-administrativa em relação ao governo Estadual:

"Decreta e proclama provisoriamente a independência do município de Princesa, separada do Estado da Paraíba, e estabelece a forma pela qual deve ele se reger. A administração provisória do Território de Princesa, instituída por aclamação popular, decreta e proclama a Resolução seguinte:

ART. I - Fica decretada e proclamada provisoriamente a independência do município de Princesa, deixando o mesmo de fazer parte do Estado da Paraíba, do qual está separado desde 28 de fevereiro do corrente ano.

ART. II - Passa o município de Princesa, constituir com seus limites atuais, um território livre que terá a denominação de Território de Princesa.

ART. III - O Território de Princesa assim constituído permanece subordinado politicamente ao poder público federal, conforme se acha estabelecido na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil.
ART. IV - Enquanto pelos meios populares não se fizer a sua organização legal, será o Território regido pela administração provisória do mesmo território. Cidade de Princesa, em 09 de junho de 1930".

FONTE: http://entretenimento.r7.com/blogs/bemvindo-sequeira/2012/06/07/a-historia-que-o-brasil-nao-conhece-a-guerra-de-princesa/




Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário