Seguidores

sábado, 21 de março de 2015

“O GLOBO” – 02/11/1997 - O LEGADO DO CABRA QUE DESAFIOU VIRGULINO

Por Aziz Filho

"ELE APARECE NA FITA SOPRANDO VELINHAS E FALA DURANTE UM HORA. A FITA SERÁ DOADA AO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM, DO RIO DE JANEIRO"

ESTRELA DALVA (MG) – Aos 14 anos ele foi preso e aos 21 condenado a 145 anos de prisão por suas maldades. Cabra-macho transformado no inofensivo Antônio dos Santos após passar 20 anos na cadeia e ser indultado por Getúlio Vargas, Volta Seca morreu em 2 de fevereiro deste ano na pacata Estrela Dalva, onde morava desde 1982. O cangaceiro, que escapou da fúria de Lampião, a quem desafiou, da polícia e da seca, foi derrubado pelo cigarro aos 78 anos. Morreu pobre, de enfisema pulmonar, dez meses após gravar seu único depoimento, ao qual O GLOBO teve acesso com exclusividade.

“Se o senhor me der um tapa, eu atiro, disse ele a Lampião”.

A gravação, em vídeo, foi feita por um amigo de Volta Seca, o comerciante José Ribeiro Farace, da cidade vizinha de Leopoldina, onde o cangaceiro comemorou seu último aniversário. Ele aparece na fita soprando velinhas e fala durante uma hora. A fita será doada ao Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro.

Nem mesmo à mulher, Isaura dos Santos – que ele conheceu em 1971, quando já trabalhava na Rede Ferroviária Federal, no bairro carioca de Santa Cruz – Volta Seca contou os detalhes sobre o cangaço que revela: assassinatos de policiais e do estuprador de sua irmã. Ela diz que Antônio defendia as memórias de Lampião e de Maria Bonita, para os quais mandava rezar missa todo ano.

Antônio revela na fita o atrevimento que quase fez com que ele fosse morto por Lampião. Num dia de 1931, no sertão da Bahia, Lampião mandou que um integrante do bando fosse procurar um burro na caatinga. O cangaceiro, meia hora depois, voltou dizendo que não encontrara o animal. Lampião repassou a tarefa ao então adolescente Volta Seca. Quando viu o burro trazido pelo garoto, Lampião chamou de sem-vergonha o outro que não cumprira a missão, dando-lhe um tapa no rosto.

- Eu disse: “Fulano, quer dizer que você toma um tapa desse na cara e não larga fogo num desgraçado desse?” E isso logo foi parar no ouvido de Lampião. Ele mandou me chamar, eu fui lá. Ele me perguntou: “Quer dizer que você disse que se eu te desse um tapa na cara você atirava?” Eu disse: “Atirava não, eu atiro. Se o senhor me der um tapa, eu atiro. As balas que o senhor tem eu tenho também” – conta Volta Seca, cuja cabeça de adolescente só não virou decoração de cactos devido aos apelos de Maria Bonita, que anos depois inspiraria Volta Seca a compor, na prisão, a música “Acorda Maria Bonita”.

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa Sobrinho

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo20:58:00

    Olhe lá Mendes, não sabia que Volta Seca faleceu acometido de enfisema pulmonar devido o MUITO FUMAR.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir