Seguidores

terça-feira, 26 de maio de 2015

MORRIA HÁ 55 ANOS O FAMOSO CANGACEIRO ALAGOANO, CRISTINO GOMES DA SILVA CLETO, VULGO “CORISCO”,

Material do acervo do pesquisador Antônio Corrêa Sobrinho‎

E ASSIM NOTICIOU AO MUNDO O JORNAL “O GLOBO”, NA EDIÇÃO DO DIA 27/05/1940.

MORTO O SUCESSOR DE “LAMPIÃO” A MULHER DE “CORISCO” ESTARIA GRAVEMENTE FERIDA. JACOBINA, 26 (Especial para O GLOBO) – Notícias chegadas de Barra dos Mendes, dizem que “Corisco”, o sucessor de “Lampião”, num combate com as forças volantes do tenente José Rufino, foi morto.

A cangaceira Dadá ferida junto a Zé Rufino – Fonte – Coleção do autor - tokdehistoria.com.br

A mulher de Corisco, que chefiava o grupo, foi gravemente ferida. O corpo de “Corisco”, segundo a notícia referida foi removido para Djalma Dutra.

Conforme O GLOBO há dias noticiou, o “Demônio louro” não se havia entregue ainda, porque a mulher não permitia. Chegou mesmo a ameaçá-lo de morte.

Imagem atribuída pelo Jornal como de Corisco

ADENDO: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O cangaceiro Velocidade

O cangaceiro Velocidade chegou a afirmar o seguinte: "Corisco não se entrega porque a mulher não deixa". 

Mas venha cá e fique aí mesmo. Infelizmente, Corisco não tinha mais condições de reagir qualquer ataque feito por policiais ou mesmo por outros que não faziam parte do cangaço, devido os balaços que sofrera em seus braços despejados por João Torquato.

João Torquato - Fonte da imagem http://lampiaoaceso.blogspot.com

Corisco estava totalmente manobrado pela mulher, já que ele não tinha força para escolher o que seria melhor para ele, e tinha uma certa razão, nas condições que se encontrava, era necessário acatar as ordens da sua mulher, já que para tudo dependia dela. Mesmo que ele fugir-se da sua companhia, qual seria a mulher que queria um homem nas condições que ele se encontrava? Fora valente, mas não era mais. Acatar as ordens da Dadá seria o mais importante para ele. 

A cangaceira Dadá esposa do cangaceiro Corisco

Somente Dadá confiava que aos poucos iriam sair da mira das armas dos seus perseguidores, e não queria que ele se entregasse às autoridades, e infelizmente deu tudo errado. 

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário