Seguidores

terça-feira, 8 de setembro de 2015

SERTÃO DE LAMPIÃO TAMBÉM FOI TERRA DE JOSÉ GROSSO


O enredo da Unidos da Tijuca, escola de samba campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2012, que homenageou o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a cultura do Nordeste brasileiro, traz à lembrança um conteúdo que talvez muitos espíritas, que já ouviram falar no espírito José Grosso, não saibam.

José Grosso (1896-1936) é uma das entidades que trabalham auxiliando nos tratamentos espirituais em reuniões de psicofonia, e antigamente em reuniões de efeitos físicos, principalmente nos grupos do Movimento da Fraternidade.

José Grosso Espírito Enviado em 4 de abr de 2009 - José Grosso Espírito de Luz que viveu no grupo de Lampião, José Grosso é irmão de Palminha - Categoria: Música - Licença padrão do YouTube -  https://www.youtube.com/watch?v=ZwSFdOU2l2I

Compromissado com o trabalho no bem, o espírito José Grosso, em sua última reencarnação, vivera no Ceará. Nascera em 1896 e atendia pelo nome José da Silva. Seus pais, Jerônimo e Francisca, tiveram nove filhos. Na década de 1930, diante da miséria imposta pelas secas na região Nordeste, passou a integrar o movimento do cangaço, sob a liderança de Lampião. Em sua concepção, aquela seria uma justa luta para um ideal de justiça e liberdade. Não demorou muito a perceber os excessos cometidos na ação que movia o bando, que invadia e saqueava povoados.

Em vez de delatá-los às autoridades, José da Silva continuou entre os cangaceiros, mas passou a criar estratégias para informar as povoações que seriam invadidas, para que pelo menos as mulheres e as crianças fossem poupadas. Descoberto, Lampião (1898-1938) perjurou-lhe os olhos, vingando-se da traição. Perdido na mata, com infecção generalizada, José da Silva desencarnou em 1936, aos 40 anos de idade.

http://www.correiofraterno.com.br/acontece/896-sertao-de-lampiao-tambem-foi-terra-de-jose-grosso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário