Seguidores

terça-feira, 27 de outubro de 2015

SOBRE O COMBATE DA FAZENDA MARANDUBA


“Foi uma boa tática que eles (cangaceiros) prepararam, entraram por cima do banco de macambira, sendo que o outro lado era limpo. Eles prepararam tudo para acabar com toda a força toda e foi o maior desastre que eu já vi, ninguém podia se defender. Não teve pau que não ficasse descascado de bala, tudo ali ficou com as marcas de bala. Tinha um burro que vinha trazendo uma carga d’água para os cangaceiros, amarrado num Umbuzeiro, e não levou nem um arranhão. Foi a coisa mais feliz que eu já vi.

No outro dia, esse burro serviu para carregar os mortos (Soldados) da Fazenda Maranduba. Os baleados foram carregados pelos companheiros, e outros que já caminhavam, andavam devagar.

Os mortos eram transportados dois de um lado, dois do outro, e um atravessado no meio. Foi a carga mais feia que eu já vi. Demorei muito para esquecer aquela cena: braços e pernas balançando no compasso do animal”.

Do livro “LEMBRAR E ESCREVER, NÃO É SÓ QUERER...” das memórias do “Nazareno” Manoel Cavalcanti de Souza “NECO DE PAUTÍLIA”.

Obs: O Combate da Maranduba ocorreu em 09 de Janeiro de 1932 e foi um dos mais ferrenhos e sangrentos combates ocorridos entre Volantes e Cangaceiros. A vitória foi cangaceira.

Fonte: facebook

Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário