Seguidores

terça-feira, 27 de outubro de 2015

"LUCAS DA FEIRA" - REVOLTA DO 'TRONCO' OU SIMPLESMENTE MALDADE?

https://www.youtube.com/watch?v=10ApT3nayCU&feature=youtu.be

LUCAS DA FEIRA: HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA

Lucas da Feira (nascido Lucas Evangelista em 18 de outubro de 1807, morto em 2 de fevereiro de 1849) foi um cangaceiro nascido filho de escravos em Feira de Santana em 1807 na fazenda Sacco do Limão, no que seria hoje o bairro Pedra do Descanso.[1]


Lucas pertenceu, a princípio, a D. Anna Pereira do Lage, e após o falecimento dela, passou ao domínio do Padre José Alves Franco, vindo mais tarde a caber, em nova partilha, ao pai deste, Alferos José Alves Franco. Durante esta última transição de senhor, ele fugiu para as matas da cidade de Feira, em meados do ano de 1828, se juntando à uma quadrilha em conjunto com Flaviano, Nicolau, Bernardino, Januário, José e Joaquim, [2] sendo ele preso em 23 de janeiro de 1848 após ser alvejado com um tiro no braço.

Em 2010 houve um projeto para homenagear Lucas da Feira nomeando uma rua com seu nome, mas o projeto foi rejeitado, visto que existe também imagens negativas dele entre os historiadores[3] Foi argumentado que não se podia esquecer dos assaltos que ele cometeu durante vinte anos aos moradores da cidade de Feira de Santana.

Se por um lado, alguns historiados argumentam que Lucas lutou contra a escravidão e foi um Robin Hood baiano, na tendência como teria sido o Zumbi dos Palmares, outros historiadores como Franklin Maxado, Monsenhor Renato Galvão e Hugo Navarro relatam uma vida criminosa atribuída à vida de Lucas.[3] Há um consenso entretanto que Lucas Evangelista ajudou a formar um dos primeiros grupos considerados como cangaço na primeira metade do século XIX.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_da_Feira

Enviado em 13 de maio de 2011
Matéria sobre Lucas da Feira. Escravo fugido, que para alguns é símbolo da resistência negra na época da escravidão no Brasil e para outros um bandido.

Licença: Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário