Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2016

CORONEL, SACERDOTE OU LÍDER POLÍTICO?


Naquele tempo, as intempéries climáticas, a distância das coisas e a obrigação da submissão já faziam parte da vida, se pode chamar de vida, do sertanejo.

Como não bastasse, surgia de todos os cantos os cangaceiros e as volantes para lhe apoquentarem seu dia a dia.


Mas, como sempre, o sertanejo nato sempre foi um ‘herói’. Sim, meus amigos, um herói de mãos calejadas, de ‘lombo’ ferido e de alma cortada pelas ‘desgraças’ que os faziam passar...

Não vendo uma saída fácil, o sertanejo apega-se a fé com unhas e dentes. Essa fé lhe dá forças para seguir em frente e suportar todas as atrocidades que a natureza e os homens o faziam passar.

PS// As notas com imagens de ditadores são meramente ilustrativas.

Sabemos que todo líder ditador, além das “Leis” por ele criadas, lança, de alguma forma, objetos, outdoors e o próprio dinheiro com sua imagem, determinando uma ‘lembrança’ para que ninguém esqueça de quem manda nem quem está no comando.

Normalmente é lançado cédulas de dinheiro corrente no País com a imagem de algum político, revolucionário, entidade eclesiástica que fizeram, de alguma forma, parte da História daquela Nação, e ainda, animais representativos da sua fauna, principalmente se estiverem em perigos de extinção.

PS// As notas com imagens de ditadores são meramente ilustrativas.

Em uma das várias ‘viagens’ que fiz em pesquisas pelas redes sociais, deparei-me, no blog cangaçonabahia.com, numa matéria de Glauber Araújo, com uma nota de 10, seu real valor não sei, nem a reportagem dizia, “...dez padim; ... dez Mil Réis de Padim; dez Contos de Padim; ...”, não sabemos. Sabemos que ela vinha trazendo a imagem do Padre Cícero Rumão Batista, o ‘Padim Ciço’ do Juazeiro do Norte, no Ceará.

PS// As notas com imagens de ditadores são meramente ilustrativas.

O significado, não sabemos. Na matéria em que encontramos a imagem da cédula, relata-nos que trata-se de uma impressão clandestina.

Mas, perguntamos, com qual sentido, qual o objetivo de tal lançamento?

Esse dinheiro, mesmo clandestino e clandestinamente, circulou?

A matéria relata: ““VALA-MI, MEU PADIM PADE CIÇO!”

“O Padre Cícero mandava e desmandava lá nos seus adustos domínios de Juazeiro do Norte (CE), no sertão cearense.

Alçado á categoria de super–homem pela ingenuidade do caboclo nordestino, o velho sacerdote tem, ali, um desses prestígios formidáveis que dominam populações, moldando–as ao sabor de sua vontade.

PS// As notas com imagens de ditadores são meramente ilustrativas.

Para o sertanejo, maior do que o padim pade ciço – só Deus.

E ele, por isso, faz o que entende apoiado por milhares de homens fanatizados.

O clichê que estampamos acima (abaixo), é bem uma prova desse absolutismo do chefe cearense: – representa uma nota de 10.$000, corrente em Juazeiro, impunemente, apesar de provir de emissões clandestinas, feitas ali”. (Transcrito)
Fonte Blog Ct.
Foto cangaçonabahia.com
Google.com

Segunda fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Link: 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=679903758816846&set=pcb.616648478499272&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário