Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2016

A MORTE DE ZÉ DE DEIA, (JOSÉ DE OLIVEIRA. EM 24-9-1947), IRMÃO DE MARIA BONITA, COMPANHEIRA DE LAMPIÃO.

Por José Sabino Basseti – pesquisador e escritor do cangaço.

A MORTE DE ZÉ DE DEIA, (JOSÉ DE OLIVEIRA. EM 24-9-1947), IRMÃO DE MARIA BONITA, COMPANHEIRA DE LAMPIÃO.

Depois da morte de Lampião, Zé de Deia, seu pai, e o irmão Isaías, brigaram com o primo Gêncio e mais dois ou três irmãos. Um desentendimento corriqueiro que acabou em tiros e facadas, Zé de Deia, foi ferido a tiro e facada, seu pai também foi ferido e seu irmão Isaías acabou morrendo. Do outro lado um irmão de Gêncio e outro primo foram mortos por Zé de Deia.

Logo depois, Zé de Deia veio para São Paulo, morava pelos lados da Vila Guarani. Certa noite, quando ele e um amigo passeavam pela Vila, passou por eles um táxi. 

Zé de Deia jogou uma ponta de cigarro dentro do veículo, o motorista voltou e, ao chegar perto dele, apontou o revólver. 

Zé de Deia abaixou e foi atingido na coluna. Foi levado para um hospital asilo e, acabou morrendo. Certamente, esse amigo era um amigo de bar, pois só soube informar o nome incorreto e que Zé era operário. Não sabia o endereço, filiação, procedência nem nada. Nota-se que, na certidão de óbito que ele foi enterrado como indigente. Claro que depois a família deve ter tomado conhecimento do fato e, tomado as providências cabíveis. 

José Sabino Basseti – pesquisador e escritor do cangaço.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=499262866942359&set=gm.463488603860089&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário