Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BAR CENTENÁRIO DE POMBAL

Por Severino Coelho Viana

O Bar Centenário de Pombal, antigamente chamava-se Rio Branco, hoje, José Ferreira de Queiroga. 

A construção do coreto iniciou em 1938 e concluído em 1940, na gestão do Prefeito Francisco de Sá Cavalcanti. Posteriormente, na gestão do Prefeito Azuil Arruda de Assis foi restaurado, no ano de 1962, por ocasião das festividades dos 100 (cem) anos que Pombal alcançou o status de cidade, doravante, passou a ser chamado de Bar Centenário. Este monumento faz parte do majestoso centro histórico de Pombal, ponto de atração de todas as gerações da Terra de Maringá. O Largo do Centenário formado pela beleza arquitetônica da Coluna da Hora, Praça Getúlio Vargas, Igreja Matriz do Bom Sucesso, Igreja do Rosário, Pombal Ideal Clube, Casa da Cultura (antiga cadeira pública) e Escola João da Mata.


Recordamos que pouco tempo atrás, nas nossas peraltices de menino aguçado, serviu para encher os bornais de fruta dos frondosos pés de Tamarindo, cuja folhagem dava agasalho e sombra para nossos afamados jogos de menino: peão, bola de gude, castanha e notas de cigarro, além do parque de diversão, quando vez por outra havia um briga de soco e pontapés no meio da gurizada.

Á noite, os boêmios tomavam seus aperitivos etílicos com o rabo de olho em direção à parte externa da praça onde as belas jovens passeavam, ou seja, o antigo flerte, que muito deles terminou em casamento. 

Podemos chamá-lo de Coração da Cidade, todos os acontecimentos festivos e culturais, políticos e religiosos se voltam ao seu redor: Festa do Rosário, Festas de final de ano, Carnaval (quando tinha), Semana Universitária (quando tinha), e a boa cerveja gelada com um bom petisco e outros drinks no final de semana.

No período de estudante universitário foi palco das acaloradas discussões do movimento estudantil e de caráter político-partidário.

Com a nova administração de Nildo Galdino e filhos, o Bar Centenário voltou às suas atividades, renovado e atrativo, busca a volta do público de geração passada e conquista a juventude para curtir um ambiente saudável e de imensurável visão panorâmica do centro de Pombal.
Pombal – PB, 20 de setembro de 2016.

SEVERINO COELHO VIANA

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário