Seguidores

sábado, 17 de dezembro de 2016

UMA RIVALIDADE GOSTOSA E SEM AGRESSÕES FÍSICAS.

Por José Mendes Pereira
Colégio Diocesano Santa Luzia

Nos anos 60, 70, 80... do século XX, os dois colégios mais famosos de Mossoró eram: Colégio Diocesano Santa Luzia e o Colégio Estadual Jerônimo Rosado.

Colégio Estadual Jerônimo Rosado

De um lado, a grande "NATA GROSSA" de Mossoró, o Colégio Diocesano reinava muito, porque a maioria dos alunos era de classe alta. E do outro lado, a grande massa pobre, estudava no Colégio Estadual Jerônimo Rosado, mas apesar da pobreza, nós éramos felizes.

Quando os dois colégios se enfrentavam nos jogos olímpicos, ou mesmo para divertir os estudantes, tanto de um lado como do outro, e o time do Colégio Estadual Jerônimo Rosado fazia um gol, a torcida do Estadual delirava, e não perdoava, cantando aquela música "Replay" do Trio Esperança que fora gravada na década de 70.


Era a melhor maneira para a pobreza vencer a riqueza, e fazer com que os ricos do Colégio Diocesano Santa Luzia baixassem as suas cabeças. E com um gol feito pela pobreza, a galera gritava e cantava a música Replay:

É gooooool!
De felicidade!
É goooooo!!
O meu time é a
Alegria da cidade!

O mais interessante, foi que nunca houve nenhuma agressão física com nenhum aluno dos dois colégios, porque a rivalidade era apenas nos jogos, e não rixas pessoais.

Quem estudou lá no Diocesano e Estadual nos anos 70 lembra muito bem disso!

ADENDOS:

Dr Lima lá da cidade de Cruz no Ceará disse o seguinte:
 
Dr. Lima e Lúcio Nascimento

Meu Amigo Professor Mendes:

Relembrar fatos do Diocesano é reviver a nossa história. O governador Cortês Pereira quando fez a inauguração da reforma da Escola Estadual, como era conhecido a Escola Senador Dinarte Mariz disse; "Encontrei esta escola com suas janelas chorando lágrimas de vidro, mas, hoje, elas sorriem com a beleza de suas vidraças". 

Em 1970, nas Olimpíadas Estudantis, o Diocesano foi campeão por antecipação. Mas, para cumprir tabela jogou a final contra o Estadual na quadra da ACDP. Eu estava presente. O Estadual goleou o Diocesano: 9x0. Logo o Diocesano foi apelidado de Diocezero. 

A Professora Mundinha mandou fazer as blusas de Tricampeão. Na Serigrafia trabalhava um estudante do Estadual. Ele usou uma astúcia. Na blusa tinha a frase: Tricampeão 1970. Ele escreveu o 9 e 0 em negrito. O 1 e o 7 com letra fina. Depois que receberam e distribuíram as blusas, foi que perceberam a alusão que ele tinha feito aos 9x0. Mundinha ficou uma fera. Eu era aluno do Ginásio Centenário de Mossoró que funcionava anexo ao Diocesano.

E o empresário Raimundo Feliciano disse o seguinte:

Raimundo Feliciano

Meu mano Zé Mendes, uma vez, não sei bem o ano, o Colégio Estadual foi campeão, e eu fiz parte desta equipe. Após a vitória, nós saímos em (passeata do bem) passando em frente ao Diocesano, cantando assim: 

"O DIOCESANO QUERER SER CAMPEÃO, 
É OU NÃO É, PIADA DE SALÃO?" 

Velhos tempos, belos dias.

https://www.youtube.com/watch?v=TBk9E63UlMQ&ab_channel=RobertoCarlosVEVO

Não menosprezando as outras instituições educativas de Mossoró, mas uma das melhores escolas públicas da nossa cidade e mais estruturada é a famosa Escola Estadual Jerônimo Rosado (O Estadual), bem ao lado do Colégio Diocesano Santa Luzia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário