Seguidores

sábado, 21 de janeiro de 2017

POÇO REDONDO NA “EXPOSIÇÃO TERRITÓRIOS” (E O INDESCRITÍVEL ORGULHO)

*Rangel Alves da Costa

Em 04 de janeiro último, recebi uma mensagem de Arlindo Hartz, então colaborador da renomada diretora Bia Lessa, afirmando terem sido convidados pelo SEBRAE para fazer uma exposição sobre associações de bordados, e Poço Redondo havia sido escolhido como foco da amostra, intitulada Exposição Territórios.

E na mensagem a solicitação para que eu colaborasse no envio de fotografias de pessoas como Genovito, Geovanete, Zefa da Guia e muitas outras, também imagens de manifestações artísticas poço-redondenses, como cavalhadas, pastoril, reisado, etc. E o repasse do material com a maior brevidade possível, vez que a exposição seria aberta no dia 19 de janeiro.

Eu e Arlindo Hartz mantivemos diversos outros contatos, e todos no sentido de que o material solicitado pudesse ser logo encontrado e enviado, ante a necessidade de organização e proximidade da abertura. Pois bem, fui juntando retratos e mais retratos, informações e mais informações, e enviei tudo a Hartz.

Neste dia 20, imensamente agradecido, Hartz compartilha na sua página do Facebook o belíssimo resultado da Exposição Territórios, patrocinada pelo CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro. O evento está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro, no CRAB, à Praça Tiradentes, nº 67, de 19 de janeiro a 19 de abril.



E na postagem a fotógrafa Catarina Ribeiro, assim definiu sua experiência perante o que encontrou na exposição e também sobre a arte e a cultura de Poço Redondo:

“Ontem vivi uma experiência diferente. Conheci Poço Redondo, um município de Sergipe que fisicamente nunca estive. O verdadeiro artista tem esse poder transcendental. É capaz de fazer nossa alma viajar longe ainda que o corpo mal saia do lugar.

Cada detalhe conta. Aproximadamente 2,5 milhões de preguinhos fazem a gente refletir sobre a delicadeza e a riqueza que a/o artesã/o dedica à sua obra. Tudo muito simples e extremamente sofisticado. Verdadeiro luxo que resiste à velocidade da vida pós-moderna.

Parabéns Beatriz Lessa, Arlindo Hartz e toda equipe que tornou essa experiência possível. Territórios está linda de ver e sentir. Agradecimento especial aos/as fotograf@s sergipan@s por toda contribuição”.

E os fotógrafos (que na sua maioria foram apenas colaboradores com o fornecimento das imagens) são Adilson Andrade, Enaldo Valadares, Manoel Belarmino, Geangella Alves, Melissa Warwick, Quitéria Gomes, Raiane Souza, Rangel Alves da Costa e Vinícius Fontes. Já os retratados são muitos, desde Mestre Tonho ao vaqueiro Tita, desde Dona Domingas às pastorinhas de Bonsucesso.

Segundo a diretora Bia Lessa e a curadora Renata Piazzalunga, a exposição está focada em Poço Redondo e ocupa três salas: a primeira é dedicada ao conhecimento da comunidade; a segunda aprofunda o diagnóstico da Associação dos Artesãos do Município de Poço Redondo; a terceira aborda a aplicação do método, apresenta o processo de trabalho e oo produtos resultantes da interação entre designers e artesãos, configurando novos territórios de ação.




Pelas imagens, constata-se que a exposição está belíssima, com um visual maravilhoso e no reconhecimento que Poço Redondo tanto necessita. Avistam-se rostos conhecidos, pessoas que vivem entre nós, artes que nascem das conterrâneas mãos sertanejas, manifestações artísticas tão presentes (e tantas vezes saudosas) em nossas vidas.

Somente agora, quando avisto o meu nome em meio à exposição como colaborador, sinto a importância do envio do material requerido pelo amigo Arlindo Hartz. Que coisa mais bela e grandiosa Poço Redondo sendo mostrado de forma tão merecidamente valorosa. Somos pobres, somos humildes, mas somos de imensa riqueza na cultura, tradições e demais manifestações artísticas.

Que bom avistar os retratos dos nossos artistas e dos nossos artesãos no mais alto panteão da arte. Um reconhecimento que vem lá de cima, do Rio de Janeiro. E que bom se o governo do Estado e a prefeitura de Poço Redondo trouxessem até nós ao menos um pouco dessa exposição. Mas pena que o nosso município sequer conta com uma Secretaria de Cultura e Turismo. São os outros que têm de se preocupar com a gente. Os nossos administradores não.

Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário