Seguidores

quinta-feira, 16 de março de 2017

HOJE EU COMPLETO 54 ANOS DE VIDA. E AINDA ME RESTAM 946 ANOS PARA VIVER

*Rangel Alves da Costa

Não sou Matusalém, aquele personagem bíblico que viveu exatos 969 anos. Mas certamente viverei mais que este: exatos 1000 anos. Por quê?

Ora, nasci hoje e novamente nasço e renasço a cada ano de vida, a cada aniversário, a cada ciclo de existência. Hoje eu completo 54 anos, porém tenho apenas alguns instantes ou horas de nascimento.

Ainda estou nos braços de minha mãe Dona Peta depois do primeiro choro, depois de abrir os olhos à luz do mundo. O fato de haver crescido e até envelhecido em nada modifica o nascimento de agora. Sou a semente que ainda não brotou tudo aquilo que me foi confiado florescer na existência.

Do útero de minha mãe, o grão que ainda sou foi novamente semeado no ventre da terra. Por isso mesmo que muito ainda me resta brotar, germinar, fazer florescer. E o que me cofiado foi tanto que estes 54 anos vividos sequer gestaram uma pequena parcela de tudo aquilo que a vida e o mundo esperam de mim.

Predestinado eu sou a realizar, a criar, a fazer brotar. Silenciosamente ajo, sem alarde algum vou gestando um mundo. Cato no passado, busco no presente, reviro o ontem, entrelaço o instante. E assim a construção de um mundo que ofereço aos de agora e aos de amanhã.

Eis o motivo de minha existência tão duradoura, dos meus 1000 anos ou mais. Assim por que desejo ser recordado como aquele que viveu os seus anos para fazer renascer todos os anos e todos os tempos de seu Poço Redondo, desde os tempos primeiros. No mesmo passo de Alcino, meu pai, aquele que amou sua terra na plenitude maior de seu coração sertanejo.

Mas certamente alguém diria que depois dos cinquenta anos a tendência humana é ir definhando com a velhice até o instante de ao pó retornar. Esquece, contudo, que será mais que duradouro todo aquele que não faz somente para o momento, que não labora somente para o instante, que a cada ação objetiva a eternidade.

Na verdade, há de se conceber a vida além da vida, além de simplesmente viver. O ser humano jamais desaparece ou some na poeira do esquecimento se suas ações terrenas tenham cimentado sua permanência. Jamais perecerá no esquecimento todo aquele que após partir tenha deixado obra que o sustente como eternidade nas gerações.

Então, o que faço senão semear essa mais que duradoura permanência? Nada do que faço será do meu contentamento se não contentar também ao outro, precisamente aquele que vive no meu tempo e o que virá após mim, e que possa beber da fonte do que semeio neste deserto de pouca ou quase nenhuma memória.

Quando esta geração passar e chegar outra geração e mais outra e mais outra, e ainda assim o meu trabalho de agora ainda estiver presente - ou mesmo servindo como parâmetro para realizações futuras - então já terei alcançado a idade de Matusalém. Minha idade, assim, já não será aquela da existência terrena, mas pelo tempo de colheita pelo que foi semeado.

Não vivo em mim nem para mim senão o viver que possa servir ao próximo. Não tenho ouro nem prata, não tenho incenso nem mirra, não tenho dinheiro nem moeda em cofre, mas tenho muito mais. Buscando na Bíblia a verdade, nem mesmo Salomão em toda sua glória possuiu riqueza igual a minha.

Sou como aquele lírio do campo que silenciosamente embala sua humildade ao sopro do entardecer. Sou como aquele pássaro que faz ninho no galho seco da catingueira e depois cantarola feliz. Sou como aquele pastor que, mesmo descalço, faminto e sedento, não teme a caminhada nem a cruz que carrega. Um lírio do campo tão frágil e tão forte, um pássaro tão resoluto de vida, um pastor cujo cajado seca o olho da maldade e da inveja.

Sou assim. Aquele mesmo Rangel que você pensa que conhece e ainda não. O meu nome não é Rangel. É Poço Redondo.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário