Seguidores

quinta-feira, 16 de março de 2017

CARDOZO, CARDOSO, ZACARIAS SITÔNIO & HERMOSA PEREIRA GÓIS SITÔNIO, AGORA COM 104 ANOS DE IDADE

por Evandro da Nóbrega

O HISTORIADOR José Romero Araújo Cardoso, NOSSO AMIGO DE LONGAS DATAS, RELEMBRA EM POST DE CINCO HORAS ATRÁS (ver logo abaixo), QUE O DEGAS AQUI, NUMA DE SUAS DIGRESSÕES BLOGUEIRAS, ALUDE AO FATO DE OS CARDOZO/CARDOSO SEREM QUASE SEMPRE DE ORIGEM CRISTÃ-NOVA. Tal digressão foi feita por mim no artigo que publiquei, ano passado, no blog DRUZZ ON LINE, sobre os 103 anos de idade da matriarca Hermosa Pereira Góis Sitônio, hoje com 104 anos, conforme amplamente noticiado por aqui há umas duas semanas.

Sobrinha do célebre líder político princesense José Pereira Lima, deputado e "coronel" sertanejo que, nos acontecimentos de 1930, decretou a secessão de seu município do Estado da Paraíba, Hermosa é viúva do saudoso parlamentar Zacarias Sitônio. Daí a citação que fizemos dos Cardozo/Cardoso, já que Zacarias assinava-se apenas como Sitônio — mas era também dos ramo dos Cardoso de Pernambuco, como adiante se verá.

Dona Hermosa vem a ser mãe, entre outros, da professora doutora e administradora universitária Maria Angela Sitonio Wanderley, ex-diretora do CCHLA/UFPB, educadora de mancheia e nossa amiga-irmã.
DA GREI DOS CARDOSO

Zacarias Sitônio era para ter também no nome completo o sobrenome Cardoso, mas com ele não foi registrado — o que não deixou de se constituir numa por assim dizer injustiça genealógica, vez que, de fato, descendia dessa importante família de Limoeiro (PE). E Limoeiro não deixa de pertencer à área de influência de Princesa Isabel.

Os Cardosos pululam na História de Pernambuco e na História da Paraíba. E não esquecer que tanto os Cardoso como os Cardozo têm sangue de cristãos-novos, seja aqui, seja em qualquer outra parte, inclusive nos Estados Unidos.

CARDOZO & CARDOSO

Internacionalmente, e neste particular dos Cardoso, a primeira pessoa de quem a gente se lembra é o Benjamin Nathan Cardozo, nascido em Nova York em 24 de maio de 1870 e falecido em Port Chester a 9 de julho de 1938. Benjamin Cardozo foi sucessivamente advogado, jurista e um dos mais destacados juízes da Corte Suprema dos Estados Unidos, de 1932 até 1938 — isto é, até sua morte.

Aliás, esse Ben Cardozo (comprovado parente de Fernando Henrique Cardozo, perdão, Cardoso, como descendente de judeus sefarditas de extração lusitana) teve decisivo papel e superior influência, no Século XX, para o desenvolvimento do chamado "Direito Comum", a Common law norte-americana.

Common Law e Fotografias

BENJAMIN CARDOZO & ZACARIAS

Em tempo: a Common Law é o Direito que evolveu em determinadas nações por intermédio de decisões tomadas por tribunais e não pela via de atos do Legislativo ou do Executivo. É sistemática diversa da utilizada em nações de tradição latina e não anglo-americana, como o Brasil, que adota as orientações do Direito romano-germânico, com preponderância de atos provindos do Legislativo.

Agora, voltando ao tema principal da página: se Você atentar numa foto do juiz Benjamin Cardozo e, depois, der uma boa olhada num retrato de Zacarias Sitônio, vai pensar que os dois eram irmãos, tal a semelhança física.

PLEASE VEJAM O ARTIGO COMPLETO NO URL ABAIXO:


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário