Seguidores

segunda-feira, 17 de abril de 2017

AS QUALIDADES DE LAMPIÃO

Por Paulo George
Do acervo do pesquisador do cangaço Voltaseca Volta


Alguns estudiosos do cangaço tentaram definir Lampião como uma espécie de Robin Wood, um nobre salteador que procurava fazer justiça tirando dos ricos para distribuir com os pobres. E de fato, Lampião dava muitas esmolas e muitas vezes distribuía o resultado dos saques com o povo. Mas isso era feito sem um propósito definido. Também é certo que muitos coiteiros pobres viviam às custas de Lampião, fazendo compras para ele, e informando sobre os deslocamentos de tropas.

Lampião não fazia questão de preços, mas se ele pagava bem aos seus fornecedores e informantes, fazia motivado por sua preocupação que era a sobrevivência sua e dos que dependiam dele. De fato, Lampião ousou desafiar o poder, e esse foi seu maior erro, ou seu maior mérito, acusam de ter sido aliado dos coronéis, na verdade ele humilhava os coronéis.

Os "acordos" com os coronéis eram unilaterais, pois as regras eram decretadas por Lampião, e ai de quem não cumprisse! E o que se via era os grandes fazendeiros ricos, atenderem seus famosos "bilhetinhos", fazendo exigências, e que tinham de serem cumpridas a todo custo, sob pena de ver suas fazendas se acabarem nas chamas. Ao contrário, quando se tratava de gente pobre, se Lampião pedia ou matava um animal para alimentar seus homens, e ele fazia questão de pagar tudo, e às vezes, o dobro ou mais.

Lampião quando estava numa propriedade e matava um animal para o bando, ele mesmo fazia questão de ele mesmo ir avisar ao dono, que acabou de abater um animal daquela propriedade. Dizia Lampião: “- Você gosta de mim, num precisa me denunciar, basta dizer que num me conhece, nem nunca me viu, e assim viveremos de boa paz! ”

Ao contrário da polícia que matava animais para comer, e nem sequer perguntava quanto custava a criação, e nem dizia obrigado. A polícia maltratava os sertanejos de forma cruel. Bastava um copo de água para Lampião, já se tratava de um coiteiro. Enquanto Lampião buscava tratar bem o homem sertanejo do campo para ter os eu apoio.


A população sertaneja sofreu mais com a volante do que com os cangaceiros. Muitos que o conheceram, relataram que ele era um homem extremamente educado e respeitador, calmo, e de poucas palavras.

Fonte facebook
Página: Virgulino Ferreira da Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário