Seguidores

terça-feira, 4 de julho de 2017

INVASÃO E RESISTÊNCIA - OS 90 ANOS DA DERROTA DE LAMPIÃO NO CONFRONTO COM O POVO DE MOSSORÓ – “PERFIS DOS CANGACEIROS” – “c”- JOSÉ LEITE DE SANTANA O JARARACA - PARTE XIV

Por Geraldo Maia do Nascimento Pesquisador

Entre o bando de facínora que atacou Mossoró no dia 13 de junho de 1927, estava o cangaceiro “Jararaca” que foi baleado, preso e justiçado. Pagou com a própria voda os crimes praticados na sua caminhada sangrenta. Em seu túmulo, no cemitério de Mossoró, ardem velas em intenção de sua alma que, pela crendice popular, “obra milagres”.

Ao centro o cangaceiro Jararaca

José Leite de Santana nasceu no dia 5 de maio de 1901 na ribeira do Juá, hoje Moderna, no município de Buíque, no Estado de Pernambuco. Era um tipo forte, de estatura mediana, moreno-escuro e de comportamento violento. E foi por causa do seu comportamento que teve que fugir de sua cidade, indo para Maceió, Alagoas, onde em 1921, “prestou praça” no exército, sendo transferido para o Rio de Janeiro, onde foi ordenança do Coronel Antônio Francisco de Carvalho na Junta de Alistamento Militar, chegando a combater, em São Paulo, a revolução do General Militar Isidoro Lopes.


Em 1925, como nos informa o historiador Luís da Câmara Cascudo, José Leite estava no sertão pernambucano e, com a alcunha de “Jararaca”, já se encontrava “chefiando bandos de cangaceiros, assaltando fazendas e comboieiros, incendiando, matando, depredando”. Juntou-se ao bando de Lampião em princípios de 1927, levando oito cangaceiros. Destacou-se no grupo poe ser exímio atirador e grande lutador de faca. Em junho do mesmo ano, participou do ataque a cidade de Mossoró, onde foi baleado, preso e executado. 

Continuaremos amanhã com o título:
"MASSILON LEITE E ISAÍAS ARRUDA"

Fonte: Jornal De Fato
Revista: Contexto Especial
Nº: 8
Páginas: 47
Ano: 6
Cidade: Mossoró-RN
Editor: José de Paiva Rebouças
E-mail: josedepaivareboucas@gmail.com
Ilustrado por: José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário