Seguidores

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

FLORESTA UM BERÇO CULTURAL DA HISTÓRIA DO CANGAÇO.

Por Giovane Gomes de Sá

Muitos pesquisadores nunca pisaram os pés em Floresta-PE e escreveram muitas mentiras sobre nosso povo, outros conheceram nossas histórias sobre o cangaço, mais distorceram os fatos, colocando Lampião como o bom moço e os Florestanos sendo o vilão da história. 

Hoje, nossa terra tem verdadeiros guardiões com um rico acervo literário. 

https://www.skoob.com.br/autor/3130-leonardo-gominho

Os escritores Florestanos Leonardo Ferraz Gominho com seus Livros regionais um principal "A Rebelião da Serra Negra" conta o surgimento de Floresta, 

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2013/03/cronicas-de-humberto.html

nossa Mariloudes Ferraz, filha do lendário Coronel Manoel Flor nos presentei com a nossa bíblia do Cangaço "O Canto do Acauã, o Memorável Tenente João Gomes de Lira com seu livros de Memórias, volume I e II "Memória de um Soldado de Volantes, o Ex-Volante Manoel Cavalcanti "Seu Neco de Paultilia" narrar com precisão o seu Livro o combate de Maranduba -SE, O escritor Geraldo Ferraz membro da Academia Pernambucana de Letras Tem a das melhores coletânea de livro do Cangaço narrando a trajetória de luta do seu avô Coronel Theofhanes Torres Ferraz de Sá um dos maiores Comandantes Volantes de Floresta, o seu heroísmo em 1914. O Coronel Theofhanes Torres Ferraz de Sá foi responsável pela a prisão de um dos maiores chefes cangaceiros Antônio Silvino " O Rifle de Ouro " teria que ser um Florestano para cumprir essa missão com sucesso


Os jovens promissores escritores Marcos De Carmelita e Cristiano Ferraz com seu Livro "As Cruzes do Cangaço, Fatos e personagem de Floresta" nos trouxesse fatos novos ao mundo do cangaço, histórias que só o povo florestanos conhecia ,mais não revelava ,hoje seu livro considerado pela a critica do cangaço com um dos melhores livros das últimas décadas. Não podemos esquecer de nosso jovem Advogado, Colecionador e Especialista em Armas Brancas Dênis Carvalho um guardião da cultura florestana e da história de sua família Os Carvalhos.


Quando fala em história Florestana! Devemos todo respeito ao nosso Genologia e Historiador Nivaldo Carvalho, ele dedicou sua vida a preservação da história de nosso povo, e sua contribuição na literatura florestana é de suma importância, ele é a base da maioria das obras literárias, sem ele não teríamos tantas clarezas de fatos ocorrido em Floresta. 


Hoje somos um berço de cultura e aos poucos estamos abrindo nossas portas para vários pesquisadores do tema cangaço. O comandante Manoel Severo Barbosa nos proporcionar a cada ano O Cariri Cangaço um evento voltado a entender fenômeno chamado cangaço, ele escolheu Manoel Serafim como um dos Conselheiro do Cariri Cangaço, homem que não mede esforços, quando o assunto é mais uma edição do evento em Floresta, vivi nosso apogeu e uma revolução cultural que tenho muito orgulho em dizer que foi o primeiro Florestano a participa da primeira edição do Cariri Cangaço quando era acadêmico do Curso de Licenciatura em História na Urca - Universidade Regional do Cariri. 

Floresta, à Terra dos maiores perseguidores de Lampião tem muito orgulho de sua sua história e do seu povo .Dedico esse texto a todos filhos de Floresta-PE que deram sua vida na luta contra do banditismo rural.

Texto: Giovane Gomes de Sá.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/permalink/899477463549704/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário