Seguidores

terça-feira, 17 de outubro de 2017

DEPOIMENTO DE VICENTE RODRIGUES

Por Sálvio Siqueira
https://www.youtube.com/watch?v=Rvww6mbudyg

A história não é uma ciência exata. A morte do cangaceiro mor, Virgolino ( Ferreira), o “Rei do Cangaço”, o ‘capitão Lampeão’, ainda hoje é citada controversamente por autores em suas obras. Há até quem já escreveu que ele não havia sido morto na grota do Riacho Angico, em julho de 1938.

Por outro lado, os pesquisadores/historiadores não podem fazer muito, a não ser escrever o que escutam de suas fontes. Aqui abrimos um parêntese para repugnar, discordando daqueles que escrevem mentiras e invencionices sobre qualquer que seja o tema histórico, com uma única finalidade, vender seu ‘produto’ fictício.

Remanescentes, principalmente poucos anos após a morte de Lampião, ou mesmo do fim do cangaço com a morte de Corisco, em maio de 1940, ainda ‘cortavam prego’ ao falarem sobre o assunto. Dizer o que não era para ser dito, falar o que não fora ornado era motivo de prisão, cacete e até morte. Manda quem pode e obedece quem tem juízo. O medo era grande e quem tem, procura defendê-lo, logicamente.

Talvez o tema sobre o Fenômeno Social Cangaço seja tão atrativo devido seus mistérios, suas fantasias e ilusões. A cada passo que damos em seus estudos, descobrimos que há algo mais, que aquela parte da história não está completamente explícita. Sempre há alguma coisa que nunca está completamente esclarecida.

O Fenômeno Social que estudamos existiu por séculos e possuiu inúmeros personagens. Porém, sua maior personagem, Virgolino Ferreira, o cangaceiro Lampião, a que mais se destacou em suas ações, tanto em suas estratégias em guerra de movimentos como nas maldades impostas à suas vítimas, é que vem sendo, ao longo de décadas, estudada, pesquisada e bibliografada. Sua morte, ainda hoje, não é descrita com exatidão. Causando, ou sendo, o grande motivo para tantas e tantas pesquisas, debates e conferências.

Abaixo veremos e escutaremos o testemunho de uma das pessoas que conviveu com Lampião e seu bando em seus últimos dias, quando o mesmo encontrava-se acoitado, acampado, na grota do riacho que fora abatido, em território sergipano.

Quem estuda esse tema, tem por obrigação coar, peneirar toda e qualquer informação sobre o mesmo, para depois de uma longa e cansativa análise, ter a sua opinião particular, respeitando a dos demais, é claro, principalmente aquela contrária a sua.

Debater? Sim. Debata, mas com argumentos lógicos e reais.

Esse depoimento é resultado de mais um maravilhoso trabalho do incansável pesquisador cearense Aderbal Nogueira. Desta feita, o pesquisador está ladeado por grandes nomes dentre os maiorais que estudam e pesquisam, ou estudaram, o tema, Alcino Alves Costa e Paulo Gastão.

Os vídeos são dois. Posteriormente postaremos a parte 2

Mais uma produção aderbalvídeo

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário