Seguidores

sábado, 9 de dezembro de 2017

LAMPIÃO E SEU TRABUCO


Fiz uma pesquisa desde a foto do cangaceiro Lampião, Virgolino, com seu irmão Antônio, cangaceiro Esperança, em Juazeiro do Norte, CE, até as imagens produzidas por Benjamin Abrahão, em busca de visualizarmos o tipo de arma que Virgolino usava.

Essa registro fotográfico foi em Juazeiro do Norte, CE. Imagens dos irmãos Antônio e Virgolino Ferreira, Lampião e Esperança, respectivamente, com seus fuzis. Antes da ida de Lampião e seu bando a Juazeiro do Norte as armas longas usadas pelos cangaceiros eram os rifles 'papo-amarelos'. Nessa imagem das coronhas das armas vemos nitidamente que as mesmas são retas, não possuindo o 'pistol grip', existente no mosquetão mauser modelo 1908.

Nesta imagem de Benjamin Abrahão, 1936/7, recortada, notamos que a arma de Lampião diferencia-se daquelas usadas por dois de seus cabras, os cangaceiros "Vila Nova" e "Diferente", que usam armas contendo a coronha o pistol grip, ou seja, são mosquetões mauser modelo 1908. já o de Lampião tem a coronha 'lisa', sem o pistol grip, modelo belga 1922

A nosso ver, baseado nas informações de nosso amigo Fabio Carvalho, especialista em armas: "O mosquetão FN 1922 é um desenho próprio da Fabrique Nationale D'Armes de Guerre, de Herstal, Bélgica. E naquele momento a DWM (sucessora da Ludwig Loewe & Cia.) era dona de 50% das suas ações. 

Detalhe do zarelho dianteiro da bandoleira.

Detalhe da arma no ombro de Lampião: não possui o 'pistol grip'

Era uma arma baseada na carabina 98K. Embora a caixa de culatra fosse mais curta que a dos Mauser em 6 mm (Intermediate Action). O ferrolho era do mesmo padrão dos Gew 1898. 

Detalhes do zarelho traseiro da bandoleira e a falta do 'pistol grip'


O Brasil comprou 20.000 unidades (coincidindo com a visita do Rei da Bélgica ao Brasil naquele ano, o que gerou suspeita de ser uma compra política).

Mais um detalhe do zarelho dianteiro da bandoleira e do ferrolho

A FN 1922 tinha comp. total de 99,5 cm, contra 106,4 cm do mosquetão Mauser 1908. Possuía CORONHA RETA SEM PISTOL GRIP, ZARELHOS PARA BANDOLEIRA NA CORONHA E NA BRAÇADEIRA DIANTEIRA. A baioneta tinha o corte na parte de trás (invertido), sendo sua esgrima bem diferente. O calibre era o tradicional 7x57mm Mauser." a arma que Lampião usava, realmente, era um mosquetão modelo 1922, como visualizamos nas imagens abaixo.

Porém, com a palavra os especialistas...

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário