Seguidores

sábado, 9 de dezembro de 2017

PROFETAS DA CHUVA SE REUNIRÃO EM CATOLÉ DO ROCHA


No próximo dia 14 de dezembro acontecerá em Catolé do Rocha o II Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba. O evento ocorrerá no auditório do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, no sítio Cajueiro. O evento será promovido pelo IFPB – Instituto Federal da Paraíba – Campus Catolé do Rocha, em parceria com a UEPB, Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha, Escola Agrotécnica do Cajueiro e EMATER.

A primeira edição do evento aconteceu no dia 20 de dezembro de 2016, também no Campus IV da UEP no Cajueiro, e teve por objetivo resgatar a tradição do homem do campo em prever as estações de chuva através da observação das nuvens, dos animais e das plantas. Um tipo de conhecimento popular transmitido oralmente de geração a geração de sertanejos que, observando determinados fatos naturais como a presença de formigueiro dentro do rio ou a pouca floração do juazeiro, podiam mensurar o volume de chuva para os primeiros meses de cada ano.

De acordo com o professor Caetano José de Lima, Diretor Geral do IFPB Campus Catolé do Rocha, o Primeiro Encontro de Profetas da Chuva foi um sucesso, e se tornou imprescindível à continuidade desse tipo de evento como forma de garantir para as futuras gerações o patrimônio imaterial da cultura nordestina.

“Estamos resgatando a sabedoria popular. Trabalhei na roça e sei o quanto os agricultores se sentem felizes em serem protagonistas em um evento como esse”, completou o professor Caetano.

Liberdade PB com Catolé News


Enviado pelo professor , escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário