Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2018

RUÍNAS DA HISTÓRICA CASA DE YOYÔ MAROTO NA ANTIGA FAZENDA CRISTOVÃO EM SÃO JOSÉ DO BELMONTE



Reduto da família Pereira, restos da antiga casa grande da fazenda Cristovão em São José do Belmonte, local onde residiu Yoyô Maroto e onde também o célebre cangaceiro Sinhô Pereira, assentava principalmente seus arraiais no Município de Belmonte. 




Foi dessa casa, que no dia 19 de outubro de 1922 pelas nove horas da noite, partiu Yoyô Maroto com os seus companheiros e cangaceiros, parentes e moradores, em número superior a 60 homens, com rumo certo para a cidade de Belmonte, onde realizaria a empreitada na forma pretendida, que causou a morte o coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz.




De 4 para 5 horas da madrugada, do dia 20 de outubro de 1922, a cidade de Belmonte foi despertada ao ruído de tiros que se disparavam de mais de um ponto da rua e das suas imediações. O tiroteio ia crescendo de intensidade e duração, dando a entender, dentro em pouco, tratar-se não de bombas que vinham sendo frequentes por motivos dos festejos religiosos do Sagrado Coração de Jesus, mas de detonações de armas de fogo num verdadeiro assalto


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://bogdomendesemendes.bogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário