Seguidores

quinta-feira, 20 de junho de 2019

LAMPIÃO O REI DOS CANGACEIRO :

Por Chandler B J.

A exatos 92 anos da tarde, do dia 13, de junho. Debaixo de uma chuva fina, os cangaceiros atacaram. Ao som de uma corneta - pois Lampião gostava de fazer às coisas com classe - e sob o estalar dos trovões, entraram na cidade, a pé, e divididos em grupos. Cantando mulher rendeira, e gritando vivas e imprecações, abriram fogo contra diversos pontos defendidos pelos habitantes da cidade. 

Depois de meia hora, sem conseguirem quebrar a defesa, um grupo tentou atacar a prefeitura, mas recebeu uma saraivada se balas vinda da torre de uma igreja e de outros lugares vizinhos. Batendo em retirada, deixaram um ferido no meio da rua, que foi imediatamente fuzilado pelos defensores. 

Um outro cangaceiro Jararaca, tentou reaver as armas e munição do companheiro, e foi também ferido, mas conseguiu fugir. Um outro grupo tentou tomar a estação ferroviária, mas encontrou forte resistência e também teve que se retirar. Dentro de uma hora e meia, os cangaceiros foram forçados a se retirarem da cidade, pois a tática de ataque aberto não tinha dado resultados naquela ocasião. 

Consta que Lampião perdeu cinco ou seis de seus homens, neste ataque, embora só tenha sido constatado a morte de três. Alem do que morreu no meio da rua, foi encontrado outro corpo mais tarde, e o terceiro, Jararaca, morreu em circunstâncias muito misteriosas.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário