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segunda-feira, 27 de abril de 2020

LAMBRETTA: BREVE HISTÓRIA DO SCOOTER ITALIANO QUE CONQUISTOU O MUNDO

Por Marcel Ahless  Em 20/07/2019

A marca rival da Piaggio nasceu após Ferdinando Innocenti perder tudo na Segunda Guerra Mundial.

Durante a Segunda Guerra Mundial a Europa viu-se devastada pelas bombas e invasões de exércitos. 

Na Itália, que é a tônica destas linhas, na qual os aliados travaram batalhas contra o exército alemão, surge nos entulhos uma ideia que revolucionaria o mercado da duas rodas na Europa. No mesmo país, o Brasil teve participação na invasão com as Forças Expedicionárias Brasileiras, fazendo com que capitães norte-americanos elogiassem os soldados pela destreza na hora de sitiar as cidades.

Sem mais delongas, trata-se de uma breve história de um scooter icônico: a Lambretta.



LAMBRETTA ‘NASCE DAS CINZAS’

Ferdinando Innocenti, criador da Lambretta, esteve envolvido com construção e infraestrutura durante boa parte de sua vida.

Após a ‘Segunda Grande Guerra’, assim como muitos italianos, viu-se sem dinheiro. O país passava por crise econômica.

Innocenti viu a oportunidade de criar um veículo de mecânica simples, pequeno e econômico. Para que isso se concretizasse, ele contatou Pier Luigi Torre e Cesare Pallavicino, ambos engenheiros aeronáuticos.

O primeiro modelo construído por Ferdinando Innocenti e seus engenheiros foi o Modelo A, em 1946. Seu nome era Lambretta 125M.

A fabricação em série do scooter aconteceu em Milão, no bairro de Lambrate, nome este que ficou conhecida como uma marca.


LAMBRETTA 125M: MODELO A; ESPECIFICAÇÕES

Os componentes cromados e o design chamavam atenção pelas ruas de Milão, com suas pequenas rodas de 7 polegadas. 

O primeiro modelo não tinha suspensão, e seu pequeno motor 125 era de apenas 3 velocidades.

Um ano depois, surgiu a primeira atualização da moto, o scooter Lambretta 125B, já com suspensão traseira.

O sucesso da marca foi imediato, e surgiram os modelos Lambretta 125LC, na qual a estética é parecida com as modernas de hoje.

Posteriormente, outros, como 15FC, 125FD e a Lambretta 125LDA. Esta última com partida elétrica, incomum para o ano de seu lançamento, que é 1954.

MARCA

Lambretta é um desses casos dos quais o produto transfaz-se em sinônimo de marca. Poucos devem saber, mas o nome da marca é Innocenti, como seu criador. Lambretta é nome dado aos modelos das motos.

Dentre tantos lançamentos nos anos recorrentes, a Innocenti teve uma rival no início que disputam até hoje o mercado de scooters: a Piaggio.

A ‘guerra’ entre as duas marcas tiveram o gênesis na década de 1950, com os modelos Vespa (Piaggio) e Lambretta (Innocenti).

O mercado italiano para as duas marcas ficou pequeno, e a briga ficou séria também no restante da Europa.


O ciclomotor Lambrettino 48 deu início ao ritmo de produção da fábrica. No fim da década de 1950, a Lambretta 150 LD série 3 sobressai entre os outros modelos pelas vendas na Grã-Bretanha. À mesma época, a Lambretta 175 chegava a 103 Km/h.

FOTO: Atriz italiana Elsa Martinelli

Cada vez mais inovando, a Innocenti lança o modelo LI 125 em 1958, com paralamas fixos. O mercado britânico contribuiu para melhorias no scooter italiano, com um público cada ano mais exigente.

Em resposta, surgem os modelos Lambretta TV 200, de 1963 e as edições especiais, a saber:

Lambretta Rallymaster LI 150 – equipada com acessórios e design esportivos;

Lambretta LI 150 Special ‘Marcapasso’ – preparada para corridas;

Lambretta Cento – voltada ao público feminino, lançada em 1964.

Ainda na Inglaterra, aos anos 60, surge a subcultura Mods Movement, em oposição a outras subculturas igualmente associadas a motocicletas, como Café Racer e Scrambler.

Os Mods faziam uso dos scooter Vespa e Lambretta pelas ruas de Londres.

Esse movimento é retratado no filme Quadrophenia (1979), do diretor e roteirista Franc Roddam.

FOTO: Cena do filme Quadrophenia (1979).

Nessa época, portanto, os scooters Vespa e Lambretta saíam da fábrica com possibilidades para customização, algo que o público britânico gostava.

MERCADO INDIANO

Pelos anos de 1971 a 1972 a marca tornou-se do governo indiano, sob a gerência da Scooters India Limited. Não obteve o mesmo sucesso dos primeiros anos. O fim da gestão aconteceu em 1977, com a série GP.

RESSURGIMENTO

Décadas depois, sem novos modelos e novidades, alguns grupos fizeram tentativas de reviver os tempos áureos da marca italiana, sem sucesso.

Mas aconteceu em 2017, com a reinterpretação austríaca do estúdio KISKA que trouxeram à Lambretta armas páreas para competir com a Vespa novamente.


Com isso, foram lançados modelos remetidos às décadas de 1950 e 1960, com a essência que levou a Innocenti pela Europa.
Foram lançados os modelos:

Scooter 125;
Scooter 200;
Série de Lambretta V-Special 4 tempos e transmissão CVT.

O design retrô ganhou tecnologia atual, como:
Iluminação em LED;
Entradas USB;
Tela de LCD;
Capacete com as cores e logotipos da marca.


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