Seguidores

domingo, 17 de maio de 2020

MARIA BONITA E O DESRESPEITO DO CANGACEIRO DIFERENTE.

Por José Mendes Pereira - (Crônica 41)
Maria Bonita - Foto colorida pelo professor 
pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

Maria Gomes de Oliveira era o seu nome de batismo. Nasceu em Malhada da Caiçara em Paulo Afonso no Estado da Bahia e foi assassinada  no dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico em Porto da Folha, hoje pertencente à cidade de  Poço RedondoFoi uma cangaceira brasileira, companheira de Virgulino Ferreira da Silva o Lampião, e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. 

José Felipe e dona Maria Joaquina da Conceição pais de Maria Bonita. - Ele faleceu em 1965 e ela em 1964 vitima de uma picada de cobra.

Entre os familiares era conhecida como Maria de Déia, e no mundo do cangaço ela foi alcunhada pela imprensa e pela polícia militar de Maria Bonita, por ser uma senhora linda, assim informou o sergipano Antônio dos Santos ao jornal "O Pasquim" publicada na edição de nº. 221 - Setembro/Outubro de 1973. 

O ex-cangaceiro de Lampião o Volta Seca nasceu no Saco Torto, Malhador no Estado de Sergipe, em 13 de março de 1918, e faleceu em Estrela Dalva no Estado de Minas Gerais, no dia 2 de fevereiro de 1997).   Confira clicando neste link abaixo para você ter certeza da minha informação: http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html

O cangaceiro Volta Seca ainda muito jovem

Os cangaceiros não a chamavam de Maria Bonita e sim, quando falavam diretamente a ela chamavam-na de dona Maria, e quando se referiam a ela  chamavam-na de dona Maria do capitão. Foi uma mulher honesta e em nenhum momento denegriu a imagem do seu homem.

O escritor Roberto Vila Nova fala em um dos seus textos, “Caçador de cangaceiros revela segredos do cangaço”, 11 de outubro de 2005, que o ex-soldado Josias Valão dos Santos (já falecido) que era comandado do sargento Aniceto, conta um fato que aconteceu envolvendo Maria Bonita. 



Josias Valão dos Santos 

Diz o escritor. Na integra: 

"(... outro episódio que chamou a atenção de Josias foi a rebeldia do cangaceiro apelidado de “Diferente”, que era viciado em baralho e, quando estava perdendo, falava palavrões. 


Neném do Ouro companheira de Luiz Pedro e o cangaceiro Diferente

Numa partida em que se encontravam Lampião, Luiz Pedro, Maria Bonita e Sabonete, o cangaceiro soltou palavrões e foi recriminado por Luiz Pedro que o chamou a atenção para a presença de Maria Bonita na mesa. E o cangaceiro desbocado reagiu, dizendo que Maria Bonita não era nenhuma santa. “- Você ...come ela...”, relatou Josias, dizendo que essa passagem foi contada ao sargento Aniceto por um coiteiro. A surpresa é que Lampião fez que não ouviu nada”, ...


Crédito: Foto do Acervo de Robério Santos. 
O que o policial informou a Roberto Vila Nova foi o “DISSE ME DISSE”, pois a história já vinha de um coiteiro que contou ao sargento Aniceto, e o Josias Valão dos Santos contou a Roberto Vila Nova.

Confira a minha informação clicando neste link abaixo:
https://www.alagoas24horas.com.br/829504/cacador-de-cangaceiros-revela-segredos-do-cangaco-2/

Eu não me refiro ao escritor e pesquisador do cangaço Roberto Vila Nova porque ele apenas registrou o que o volante da polícia militar Josias Valão dos Santos lhe informou. Mas eu acho muito difícil que isso tenha acontecido com Maria Bonita, pois ela detestava traições de cangaceiras, e como companheira do rei do cangaço jamais iria decepcionar ele, e que ela tinha deixado a sua família e toda uma vida sossegada  para trás só na intenção de viver um amor com o facínora, perverso e sanguinário capitão Lampião.



Aqui eu registro uma das provas que Maria Bonita detestava traições de cangaceiras que não dominavama o seu sexo e traíam os seus companheiros em plena caatinga  do sertão brasileiro.

Gitirana e o cangaceiro Sofreu - Conheça mais um pouco sobre Gitirana clicando neste link: - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2015/06/um-pouco-mais-sobre-o-cangaceiro.html

“Certa vez, o cangaceiro Corisco deu o seu parecer sobre a traição que fizera Cristina contra o seu companheiro Português. 

Ela havia tido um caso amoroso com o cangaceiro Gitirana do bando de Corisco, e o Português queria contratar o cangaceiro Catingueira para assassiná-lo. 


Corisco e Dadá sua companheira. 

Português sentindo-se decepcionado diante dos amigos de imediato contratou o cangaceiro Catingueira para limpar sua honra. Quando Catingueira chegou ao coito de Corisco chamou Gitirana em particular para terem uma conversa.


Inacinha de Gato e Catingueira

Nesse momento, Maria Bonita e Lampião que estavam no coito de Corisco aproximaram-se do local. Maria Bonita opinou que Cristina era a grande culpada, e deveria ser eliminada do grupo e morta por Catingueira.


Maria Bonita e Lampião

Foi quando Corisco lhe respondeu:

- Ela deu o que era dela! Ninguém tem nada com isso!

Não satisfeita com a resposta, Maria Bonita disse:


- Mas Português vai  ficar desmoralizado por causa dela que deveria ter evitado.

Corisco deu um basta à discussão, exclamando:


- Ele que cuide da mulher dele! De Gitirana cuido eu!" 



O alagoano Antônio Félix se tornou cangaceiro no ano de 1937, com a intenção de vingar a morte do seu pai, que foi morto pela volante do sargento Deluz. Fazia parte do subgrupo de Corisco e no cangaço ficou conhecido pela alcunha de Gitirana. https://www.pinterest.co.uk/pin/483925922445006501/

Eu não estou aqui querendo santificar a rainha do cangaço Maria Bonita, e afinal, eu não estava na caatinga do nordeste com ela e nem com eles, mas eu acredito na  sua honestidade. Maria viveu dois amores apenas. O primeiro foi o José Miguel da Silva o Zé de Neném, e o segundo e último foi o capitão Lampião a quem ela tanto o admirava.

Se os próprios cangaceiros remanescentes do cangaço da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia." do afamado  Lampião, afirmaram aos repórteres e escritores que todos eles respeitavam bastante Maria Bonita, e por que dizer coisas contrárias a sua honra? Ela e Lampião já tinham falecidos, e eles poderiam ter dito coisas ridículas contra ela, mas nenhum deles quis nodoar a sua honra, porque durante o tempo em que viveram amargamente com ela no cangaço, não tomaram conhecimento de nenhuma traição dela. Esta é a minha humilde opinião. Mas qualquer um amigo pode contrariar o que eu afirmo sobre Maria Bonita.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2010/12/maria-bonita.html

http://josemendeshistoriador.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário