Seguidores

quarta-feira, 27 de maio de 2020

SEGUNDO O DIÁRIO DE BORDO



Manoel Dantas Loyola o cangaceiro Candeeiro de Buíque no Estado de Pernambuco, sobreviveu a Angico, na época do cangaço. Entrou no bando de Lampião em 1937, mas disse que foi por acidente. 

Ele trabalhava em uma fazenda em Alagoas, quando Lampião e seu grupo chegaram ao local. Pouco tempo, a fazenda ficou cercada por policiais e o tiroteio foi tão intenso que ele para não morrer, preferiu seguir os bandidos. 
             
No primeiro combate ele foi ferido na coxa. A ferida foi fechada com farinha peneirada e pimenta. "Era muita bala no pé do ouvido", disse ele a um repórter do Diário de Bordo. 
            
Candeeiro é (já falecido) aposentado na Vila São Domingos, distrito de sua cidade natal, e atende pelo nome Manoel Dantas Loyola, ou seu Né. 

Na época, ele garantiu que acreditava que alguns cangaceiros poderiam estar vivos, como: Vinte e Cinco Borboleta..., espalhados pelos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Quando o repórter perguntou sobre filhos de Maria Bonita Candeeiro disse que conviveu os dois últimos anos de vida com Lampião, e confessa não ter visto Maria Bonita grávida neste período. “Ela teve dois abortos, mas todos antes de 1938. 

Bons vídeos sobre Candeeiro gravados pelo cinesta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira. 

Todos estão com os seus link abaixo de acordo com as exigências do youtube.




http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário