Seguidores

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

CURSO DE MEDICINA

Clerisvaldo B. Chagas, 26 de agosto de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.372

O Curso de Medicina que virá para Santana do Ipanema, conforme foi noticiado, será a maior conquista da cidade em todos os tempos modernos. Ele representará a cereja do bolo do desenvolvimento. Santana se transformará em outra Santana e atrairá muitas e muitas coisas boas e inimagináveis. Mas temos que olhar para a mobilidade urbana, Santana ficou pequena para tantos automóveis e carros de todos os tipos. Achamos até interessante uma senhora de fora reclamando em uma das rádios da cidade a falta de estacionamento. Estacionar no Centro pela manhã, só com “uma légua de distância”. É todo sertão, alto sertão e sertão do São Francisco circulando e fazendo negócios pelas nossas ruas. Foi por isso que aumentou o número de hotéis e pousadas por todos os bairros da Rainha e Capital do Sertão.


     MONUMENTO AO JEGUE E AO BOTADOR D'ÁGUA. (FOTO: B. CHAGAS).

O nosso olhar não é de político, é de geógrafo urbano cujas profecias de observação foram todas realizadas. Santana cresceu tanto que não é mais possível continuar com essa obsoleta estrutura física. Sendo uma cidade ladeirosa, cortada por rio e riachos, precisa de novas estratégias e urgente replanejamento. Necessitamos de verba federal e estadual para desafogar o trânsito. Construções de mais pontes, viadutos e passarelas... Novos becos, novas passagens porque já estamos vivenciando a Santana do futuro, a do presente exige novas engenharias para saltos gigantescos e necessários. A hora é agora.
Também seria muito bom que o Departamento de Cultura, divulgasse quantos bairros oficiais nós temos e os seus limites. Estão misturando tudo, chamando bairro de rua e rua de bairro até mesmo nos meios de comunicação.  Planejar, acertar e divulgar.  Quanto aos povoados, volto para o Departamento de Cultura, quantos são? Estão dando nome de povoado a lugares não aglomerados, o que não caracteriza aquela condição, a não ser a de sítio. E se é para crescer, vamos crescer por todos os lados e com regras determinadas se não o povo vai misturar até os santos semelhantes.
  

http://blogdomendeseme4ndes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário