Seguidores

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O HABILIDOSO VIRGULINO.

 Por João Filho de Paula Pessoa

O Jovem Virgulino Ferreira foi retratado pela cultura popular e por muitos pesquisadores e escritores do Cangaço, como uma pessoa cheia de dons e habilidades desde antes de virar cangaceiro, quando também demonstrou e desempenhou todas estas qualidades, além de outras adquiridas na vida nômade e errante, que lhe fez se tornar o Rei do Cangaço.

Lendas e literaturas do Cangaço apontam que Virgulino era alfabetizado, fez a primeira comunhão, foi crismado e era detentor de extrema religiosidade, era corajoso, educado, carismático, artesão de alforjes, luvas e arreios de couro, era amansador de animais, vaqueiro, parteiro de gado, bom dançarino, tocador de harmônica e sanfona, repentista e compositor e tinha excelente pontaria.

Embora Virgulino sempre tenha demonstrado ter um grande espírito, parte destas qualidades podem ter uma certa dose de exagero pelo folclore popular e por alguns escritores, sendo certo que Virgulino, aos dezesseis anos de idade, já era almocreve junto com seu pai e já percorria grande parte dos sertões e caatingas do Nordeste, de Pernambuco à Bahia, atividade que o fez conhecer com grandeza e riqueza de detalhes toda esta região, onde, tempos depois, estabeleceu seu imponente reinado por longos anos como Senhor absoluto das Caatingas Nordestinas. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 16/09/2020.

Obs: Nossos Contos também são contados em vídeos no YouTube - Canal Contos do Cangaço.

https://www.youtube.com/channel/UCAAecwG7geznsIWODlDJBrA

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário